Notícias

29/06/2018

Remodelação de edifício dos anos 70 em Madri terá planta flexível, com iluminação e ventilação naturais

O escritório Foster + Partners divulgou detalhes de sua proposta de remodelação completa do edifício Plaza Colón, em Madri. Localizado em um local historicamente significativo da capital espanhola, o esquema propõe a transformação e a recuperação da estrutura existente para “criar um novo marco icônico”.

Localizado na junção das principais artérias norte-sul e leste-oeste de Madri, o edifício se eleva em um dos cruzamentos mais importantes da cidade e faz parte da visão urbana de longo prazo da capital. O edifício também faz frente à movimentada Plaza de Colón, um dos maiores espaços públicos de Madri.

A proposta do escritório mostra o edifício de quatro andares revestido com uma fachada treliçada de aço inoxidável, com uma geometria otimizada para minimizar o consumo de energia e material, segundo afirmam os arquitetos. No térreo, a fachada se torna permeável para maximizar as perspectivas e iluminação natural nas unidades comerciais.

Um átrio elevado conecta as unidades comerciais aos escritórios nos pavimentos superiores, auxiliando a ventilação natural no quente clima madrilenho. O edifício é coberto com um terraço panorâmico com vista para a Plaza de Colón e pequenos espaços de encontro definidos por vegetação.

"Situado em um dos cruzamentos mais importantes de Madri, o Axis é um novo marco para a cidade. Estabelece uma nova visão para a estrutura existente dos anos 70, fazendo-a retornar à sua essência e criando um edifício flexível e pronto para o futuro. Sua impressionante fachada também oferece uma nova identidade e senso de lugar para a cidade de Madri", afirmou Norman Foster, Fundador e Presidente Executivo do escritório Foster + Partners.

Mantendo a estrutura original dos anos 70, o projeto oferece uma planta flexível, com iluminação e ventilação naturais. Um núcleo com escadas e serviços localizados ao longo da fachada sul permite uma planta clara em todo o piso, aumentando o potencial de adaptação do projeto.

Fonte: ArchDaily