Notícias

04/07/2018

O Building Information Modeling na construção civil

Obras mobilizam inúmeros esforços. Desde a concepção do empreendimento até o processo de desenvolvimento da obra, são muitos os profissionais envolvidos e, às vezes, é difícil gerenciar toda essa colaboração multidisciplinar.

E se existisse uma ferramenta que agregasse todas as partes envolvidas em um projeto de construção?

O BIM, Building Information Modeling, ou Modelagem da Informação da Construção, é uma nova tecnologia que permite reunir todos os aspectos de uma obra, integrando todos os envolvidos. Ela utiliza a tecnologia 3D, ou seja, é possível enxergar todas as dimensões daquilo que está sendo construído. Isso ajuda a ter uma noção mais exata do produto final.

Essa solução já está sendo empregada na construção civil. De acordo com uma pesquisa da McGray Hill Construction, a BIM ajuda a reduzir em mais de 50% as alterações durante uma obra. Trata-se de planejar mais para executar menos.

Benefícios do BIM:

Automação de processos

Projetistas, gestores e outros componentes da cadeia empreendedora têm a possibilidade de trabalhar em tempo real, acompanhando as atualizações pelo software ao qual o BIM está integrado.

Tecnologia do futuro

O BIM é uma ideia que vem evoluindo desde os anos 60. Hoje ela já é utilizada na União Europeia para obras do setor público. Neste ano, a construção civil crescerá 3,3% no Brasil e aproveitar o BIM é uma ótima oportunidade para impulsionar maiores lucros nesse setor.

Integração de dados

Com o BIM, é possível integrar diversos dados, como design, especificações do cliente e dados financeiros.

Melhor visualização do empreendimento final

Diferentemente dos softwares em CAD, o BIM é multidimensional. É possível visualizar a obra em 3D, 4D e até mesmo 6D.

Fonte: Exame