Notícias

13/07/2018

Construído centro de visitantes no arquipélago de Vega, Noruega, Patrimônio Mundial da UNESCO

O escritório de arquitetura Ekberg Lous Arkitekter, sediado em Oslo, projetou o primeiro Centro de Visitantes do Patrimônio Mundial da Noruega, depois de ter vencido o concurso internacional aberto de arquitetura em 2008. Após isso, o projeto foi suspenso por sete anos por falta de financiamento, mas o sinal verde veio em 2015 com planos revisados e um novo terreno. O centro, que será construído na ponta da costa norte da ilha de Vega, deverá ser um ponto de encontro tanto para moradores quanto para estrangeiros. Proporcionará aos visitantes o conhecimento sobre os valores naturais e culturais do Arquipélago Vega e dos sítios do patrimônio mundial em geral. O centro está definido para ser aberto na primavera de 2019.

A arquitetura é projetada especificamente para melhorar o relacionamento com a natureza. Ao chegar ao centro, os visitantes serão conduzidos por uma ponte, que atravessa um canal natural, levando à arquitetura principal. O centro consiste em três volumes principais: uma ala de exposição, uma ala de escritórios e um café central. Sua composição e implantação criam um pátio e espaços de transição entre os edifícios. As áreas voltadas para o pátio estão embutidas na paisagem, permitindo que o pôr do sol viaje livremente pelo pátio e edifícios. O material usado no projeto é atemporal e ecológico, combinando harmoniosamente com a topografia circundante.

O Arquipélago de Vega foi listado na Lista de Patrimônio Mundial Cultural e Natural da UNESCO em 2004, devido às suas poderosas características naturais. O arquipélago ocupa uma área de 1.037 quilômetros quadrados na costa Helgeland de Nordland, na Noruega. Inclui mais de 6000 ilhas, ilhotas e recifes, incluindo a ilha principal que possui uma rica geografia de enseadas rasas, praias brancas e montanhas íngremes

"O arquipélago de Vega reflete a forma como gerações de pescadores / agricultores têm mantido, ao longo dos últimos 1.500 anos, uma vida sustentável numa paisagem marítima inóspita perto do Círculo Polar Ártico."
- O Comitê

Fonte: Archdaily