Notícias

19/07/2018

Pavilhão dos EUA na World Expo 2020 em Dubai será vitrine da inovação, criatividade e diversidade que define o país

Fentress Architects foi escolhida para projetar o Pavilhão dos EUA para a World Expo 2020 em Dubai. O Pavilion USA 2020 ficará dentro do masterplan de 438 hectares projetado pela HOK, na foto acima.

O Departamento de Estado dos EUA selecionou o consórcio que contém Fentress Architects, liderada pelo Big Things Group, para entregar um pavilhão baseado no tema “What Moves You”, com destaques da cultura e tecnologia americanas. A equipe buscará usar o programa como “uma vitrine da inovação, criatividade e diversidade que define os Estados Unidos”.

Embora as imagens do pavilhão proposto ainda não tenham sido reveladas, a equipe de projeto descreve seu papel de "criar uma metáfora poderosa para o dinamismo da cultura americana e valores de engenho, progresso e inovação por meio da forma e da cor". O esquema está definido para construir a experiência da Fentress em Dubai, onde suas torres de uso misto "Dancing Sisters" abriram em 2012.

Fundada por Curtis Fentress, a empresa acumulou um portfólio que abrange aeroportos, museus, centros de convenções, laboratórios e prédios do governo, além de um Prêmio Thomas Jefferson de Arquitetura Pública.

"Trabalhar nos EUA deu à Fentress Architects uma perspectiva diversificada sobre os atributos e atitudes que os americanos compartilham. Reuniremos essas características em uma única expressão arquitetônica na Expo 2020 Dubai, representando a totalidade dos EUA e sua proeza projetual para um público internacional. "
-Frederick Bush, Principal, Big Things Group

Dubai será a primeira cidade do Oriente Médio a sediar uma Feira Mundial nos 160 anos de história da exposição, com mais de 25 milhões de pessoas esperadas para participar da Expo durante seus seis meses de outubro de 2020 a abril de 2021. A Feira Mundial é a terceiro maior evento mundial depois das Olimpíadas e da Copa do Mundo da FIFA.

A Expo 2020 também contará com um Pavilhão dos Emirados Árabes Unidos projetado por Santiago Calatrava, um Pavilhão de Luxemburgo da Metaform e The Space Factory, um Pavilhão de Sustentabilidade da Grimshaw e Pavilhões temáticos da Foster + Partners e Bjarke Ingels Group.

Fonte: Archdaily