Notícias

23/07/2018

Complexo de uso misto ao lado da sede dos Jogos Asiáticos de 2022 pretende ser um oásis urbano em Hangzhou

A LWK & Partners (HK) acaba de publicar o seu mais novo projeto para o “Olympic Vanke Center” em Hangzhou, China. Ocupando uma área de 14.000m² no CBD (Distrito Comercial Central) da cidade, o projeto será implantado ao lado da Vila Olímpica dos Jogos Asiáticos de 2022. Previsto para ser concluído em 2021, o projeto inclui duas torres comerciais que brotam de uma base em forma de pódio, a qual abriga uma série de serviços e atividades públicas. O projeto desta enorme área de uso público foi desenvolvido de forma bastante dinâmica, criando uma série de terraços externos em cascata que proporcionam uma infinidade de espaços à céu aberto para seus visitantes.

Implantado em uma vasta área em pleno desenvolvimento urbano, um dos principais focos do projeto foi a busca por identidade própria. Por isso os arquitetos procuram criar um oásis urbano que se espalha pelo entorno, procurando favorecer a circulação de pedestres e fornecer uma série de espaços públicos para acolhe-los. O diretor do LWK e principal arquiteto do projeto, Ferdinand Cheung, acredita que o Olympic Vanke Center “será um projeto icônico para a cidade e um exemplo de arquitetura que procura responder às necessidades ambientais das novas áreas centrais em desenvolvimento na China”.

As duas torres foram projetadas para abrigar diferentes funções: a maior estrutura irá receberá usos corporativos, enquanto a menor contará com numerosas estações de trabalho coletivas, com uma área comum generosa para start-ups e novos empreendedores.

Como resultado de seus programas, as duas fachadas transparecem materialidades distintas, empregando diferentes estratégias e sistemas de proteção solar passiva para reduzir o ganho de calor no interior. A torre mais alta possui um sistema de brises externos em frente ao pano de vidro da fachada, enquanto o edifício mais baixo tira partido das linhas horizontais proporcionadas pelas prateleiras de luz que servem tanto para proteger a fachada da incidencia direta de luz solar quanto para refletir a luz para dentro do edifício.

A grande base das duas torres abriga ainda uma ampla praça de alimentação nos dois primeiros níveis, além de uma academia de ginástica e espaços de entretenimento. A continuidade entre o interior e o exterior ao longo das varandas e terraços permite a livre circulação de ar e a conexão visual com o entorno imediato desta grande praça criada; além de promover encontros informais e reuniões sociais coletivas nas mais variadas escalas.

Fonte: Archdaily