Notícias

27/07/2018

Centro funerário usa arquitetura para ajudar a lidar com o luto

Projeto do escritório holandês traz um jeito diferente de dizer ‘adeus’

O funeral não é a experiência preferida das pessoas. Pensando nisso, os arquitetos do escritório Hofmandujardin iniciaram um projeto para dar aos entes queridos um belo 'adeus'.

O local foi concebido a partir de três salas que representam três momentos-chave no processo do funeral: a reunião dos amigos e familiares, a cerimônia de recordação e o momento de encontro social. O sócio fundador do escritório afirma que "a falta de lugares para despedidas dignas resulta em sentimentos de desconforto em momentos cruciais de nossas vidas”.

A primeira sala é uma espécie de grande mural interativo, chamado de “parede da memória”, onde os amigos e familiares podem compartilhar fotos e vídeos, formando uma colagem animada para celebrar a vida.

Já na segunda sala - localizada ao centro - foi concebida em formato de triângulo para a cerimônia de recordaçã. Ali, as paredes laterais e o teto se dobram formando uma espécie de portal, onde o caixão é colocado. Essa é a representação do fechamento do ciclo da vida.

Na terceira parte, piso, paredes e teto são totalmente revestidos de madeira, criando uma atmosfera acolhedora e confortável, promovendo uma oportunidade para melhorar as relações sociais após a cerimônia.

Apesar da maneira como nos despedimos dos entes queridos ser uma opção muito pessoal, Barbara Dujardin, sócia fundadora da Hofmandujardin, acredita que “os momentos tristes da nossa vida deviam ser belos ao mesmo tempo".

Fonte: Casa Vogue