Notícias

07/08/2018

Ingenhoven architects e architectus vencem concurso para projetar o maior arranha-céu residencial de Sydney

Um novo projeto da ingenhoven architects, em cooperação com a architectus, superou uma série de arquitetos internacionalmente aclamados para o projeto da torre residencial mais alta de Sydney, na 505-523 George Street. O arranha-céu de 79 andares atingirá os 270 metros e incluirá diversos usos, que vão desde habitação e comércio até hotel e lazer. Os projetistas esperam que a torre seja “um marco profundamente visível para um desenvolvimento econômico, ambiental e socialmente sustentável e voltado para o futuro”.

A simplicidade elegante do projeto é em resposta a vários fatores, mas em particular a sua localização no coração do distrito comercial central de Sydney (CBD), levando à necessidade de uma "visão não perturbada para o exterior". A fachada de aparência única permite essas visualizações, enquanto os dispositivos de sombreamento maximizam os efeitos de luz natural e geram interesse ao longo do perfil do edifício. As varandas utilizam proteções de vidro e são naturalmente ventiladas, criando as condições perfeitas para um jardim de inverno.

Os materiais puros são o foco da paleta de materiais do arquiteto, usando a arquitetura regional como referência. Consequentemente, o edifício apresenta concreto aparente cor de areia, elementos de concreto pré-moldado cor de areia, vidros de baixo teor de ferro e alumínio anodizado para a fachada, revestimento de aço inoxidável com acabamento espelhado, madeira reciclada para terraços e venezianas.

Ingenhoven e architectus prestam uma atenção especial ao impacto ambiental e ao uso de energia, em sua busca por um produto ambientalmente consciente. O uso de materiais locais sustentáveis e duráveis levará a um tempo de transporte “drasticamente mais curto”, uso de energia reduzido e manutenção mínima, enquanto a fachada em si é projetada para maximizar os efeitos da iluminação natural dentro da torre. As seções da fachada são anguladas, atuando como coletor solar híbrido na fachada norte ensolarada, enquanto a fachada sul opera em conjunto com "sistemas de refrigeração inteligentes".

Enquanto os arquitetos da ingenhoven têm uma vasta experiência em projetos de grande escala e esquemas sustentáveis, eles também têm uma relação existente com seus arquitetos de colaboração australianos, com quem eles construíram o primeiro arranha-céu "verde" da Austrália. "Estamos ansiosos para trabalhar com a equipe da ingenhoven novamente em outro projeto significativo de Sydney", disse Ray Brown, diretor administrativo da architectus. “Nossa colaboração no 1 Bligh Street foi muito bem-sucedida e pretendemos imitar a mesma qualidade e sucesso com a 505 George Street.”

"Agora, combinamos mais uma vez nossa expertise, projetando uma torre que será altamente integrada ao ambiente existente e oferecerá um grande domínio público. Esta abordagem urbana baseia-se na filosofia de um público bem conectado e concebe a torre como sendo uma "vizinha amiga". A combinação de diferentes usos e o design intemporal do edifício são partes integrantes de uma abordagem ambientalmente sustentável, mas também expressão de um profundo entendimento dos objetivos do projeto.
- Christoph Ingenhoven, proprietário e fundador do ingenhoven architects"

Outros projetos semelhantes de arquitetos ingenhoven incluem o Toranomon Hills Project em Tóquio, a Torre Breeze em Osaka e a Marina One em Cingapura.

Fonte: Archdaily