Notícias

10/08/2018

Serpentine Pavilion do BIG prestes a ser concluído em seu novo destino no Canadá

A parceria entre a Bjarke Ingels Group e o Westbank está se concretizando em duas frentes. Quando a inovadora Vancouver House for concluída, a obra de relocação da Serpentine Pavilion também estará pronta para ser inaugurada na cidade de Toronto.

As duas estruturas projetadas pelo BIG, localizadas nos dois extremos do país, foram reconhecidas por serem estruturas inovadoras dentro da arquitetura. A Vancouver House, além e receber a certificação LEED-Platinum, foi premiada no World Architecture Festival como o Edifício do Ano de 2015. Por outro lado, chamado de “unzipped wall”, o projeto realizado por Bjarke Ingels e seus arquitetos para a Serpentine Pavilion, passou por uma infinidade de cidades antes de desembarcar permanentemente na orla de Vancouver.

O Serpentine Pavilion de 2016, “unzipped wall”, constrói uma narrativa espacial através de um dos elementos mais básicos da arquitetura: a parede de tijolos. Mais de 1800 blocos de fibra de vidro foram empilhados criando uma estrutura vazada em forma de caverna. Durante o período aberto à visitação no Hyde Park de Londres, o projeto do BIG para a Serpentine atraiu um número recorde de visitantes.

Desde o final do evento público, o pavilhão foi desmontado e transportado para seu destino final, a cidade de Toronto. A estrutura inovadora criada pelo escritório dinamarquês será a peça central de uma nova exposição intitulada “Unzipped”. A estrutura de 14 metros de altura e 27 metros de comprimento servirá como uma vitrine de arquitetura durante o dia e um espaço para a realização de eventos exclusivos durante à noite.

Enquanto isso, a mais de 3300 quilômetros de distância, do outro lado do país, a Vancouver House, um estrutura de 150 metros de altura, está praticamente pronta. Projetado pelo BIG em parceria com os arquitetos do DIALOG e financiamento do Westbank, o projeto é definido por sua silhueta impressionante que se expande em forma de torre retangular partir de uma base triangular.

Um dos edifícios mais altos de Vancouver, o projeto do BIG foi apresentado como “uma das estruturas residenciais mais avançadas do mundo e uma das primeiras torres residenciais a receber a certificação LEED Platinum”. Além das 480 unidades residenciais, a torre ainda abrigará um mercado, restaurantes, lojas e espaços de trabalho.

Espera-se que a Vancouver House seja inaugurada em 2019. Enquanto isso, “Unzipped” será aberto ao público à partir de setembro de 2018.

Fonte: Archdaily