Notícias

05/06/2014

Pavilhão italiano na Expo Milão promete purificar o ar

A estrutura projetada será uma das poucas a permanecer no local após o término do evento mundial

Desenvolvido para a Expo Milão 2015, o pavilhão da Itália será um dos poucos a serem mantidos permanentemente no local após o término do evento. Com projeto assinado pelo escritório romano Nemesi & Partners, a estrutura de seis pavimentos contará com um sistema de purificação de ar embutido na fachada.

Em contato com a luz solar, o cimento purificador – patenteado pela Italcementi – tem a capacidade de capturar poluentes presentes no ar e convertê-los em sais inertes. Branco, o material será utilizado para criar um revestimento externo treliçado que remete a troncos e galhos de árvores.

“Essa pele externa do edifício invoca o conceito artístico da exposição criando um padrão visual semelhante à imagem de uma floresta petrificada”, explicam os arquitetos responsáveis pelo pavilhão.

O interior do volume é organizado a partir um pátio central, rodeado por quatro blocos expositivos, que abrigam galerias e espaços para performances no lado loeste e sul, enquanto escritórios e salas de reunião estão dispostos ao leste e norte. Vitrificado, o pavilhão conta com um telhado revestido por painéis fotovoltaicos, sustentado por vigas de aço aparentes.

Inspirada nas tradicionais vilas italianas, uma série de pequenas estruturas temporárias serão construídas a fim de acomodar espaços adicionais para mostras, restaurantes e eventos paralelos em meio a praças, decks para descanso e pórticos.

Ao todo, o projeto engloba cerca de 24 mil metros quadrados de área construída, divididos entre o pavilhão principal, com 13 mil metros quadrados, e os volumes temporários.

Veja mais imagens do projeto no link abaixo.

ow.ly/xFZBO

Fonte: Arcoweb