Notícias

20/08/2018

Mercado de Arquitetura e Urbanismo cresce 5% no primeiro semestre de 2018

O mercado de atividades realizadas por arquitetos e urbanistas está em ascensão, de acordo com o censo realizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR). O documento revela que, nos primeiros seis meses de 2018, foram registrados 5% a mais de serviços prestados pela área em relação ao mesmo período do ano passado, totalizando 734.000 atividades.

Tal crescimento, segundo o estudo divulgado na última sexta-feira, 10 de agosto, acontece em quase todo o Brasil. Das 27 unidades da federação, 25 registraram crescimento, oito delas com taxas acima de 10%, com destaque para: São Paulo (12%); Acre (32%); Sergipe (26%); Rondônia (24%). Os estados onde houve maior aumento da demanda foram: Acre (32%), Sergipe (26%), Rondônia (24%), Distrito Federal (13%) e Pernambuco (12,5%).

Ao considerar apenas o mercado de reformas, os dados revelam crescimento de 15%. De acordo com o Anuário de Arquitetura e Urbanismo – também publicado pelo CAU/BR -, o ano de 2017 já havia registrado expansão de 2,5% nas atividades do setor, após caimento de 10% em 2016. Os índices revelam que tal crescimento tende a ser gradativo.

Na área de reformas, 25 unidades da federação apresentaram crescimento superior a 10% e uma das razões para isso é a Norma de Reformas da ABNT, publicada em 2014, que obriga moradores de condomínios a apresentarem laudo técnico assinado por engenheiro ou arquiteto e urbanista antes de começar qualquer obra.

O conselho também ressalta a importância de conscientizar a população do país sobre as vantagens da contratação de arquitetos urbanistas tanto em obras de reforma, quanto de construção, pois os serviços desses profissionais resultam em uma série de vantagens aos clientes, como: economia, segurança, planejamento, conforto, valorização do imóvel.

Fonte: Arcoweb