Notícias

30/08/2018

Centro Esportivo na Tailândia é inteiramente feito em bambu proporcionando ventilação natural e isolamento térmico

A Panyaden International School está situada na cidade de Chiang Mai, no norte da Tailândia. Sua filosofia é ensinar valores humanos baseados no amor à natureza e princípios educacionais budistas, juntamente com um currículo britânico internacionalmente competitivo. Como o clima é bastante quente e úmido, foi necessário construir uma arena esportiva protegida. Assim, o Salão de Esportes da Escola Internacional Panyaden foi concebido.

Fiel aos seus princípios, toda a escola foi construída apenas com materiais naturais para aproximar as crianças da natureza e mostrar-lhes que estes materiais possuem qualidade e eficiência maiores que os materiais de construção comuns, pois mantêm os ambientes frescos e agradáveis. Além disso, foi possível reduzir a pegada de carbono em 90% em comparação com as técnicas padrão de construção.

O Bamboo Sports Hall foi desenvolvido pelo escritório de arquitetura Chiangmai Life Architect e combina design orgânico moderno, engenharia do século XXI e um material natural – o bambu. O projeto foi baseado na flor de lótus e usa ensinamentos budistas para infundir valores em seu currículo acadêmico.

O salão ocupa uma área de 782 m² e tem capacidade para 300 alunos. O edifício integra-se suavemente com os prédios antigos de barro e de bambu da escola Panyaden, bem como com a paisagem montanhosa natural da área.

O Centro Esportivo abriga quadras de futsal, basquete, vôlei e badminton, além de um palco que pode ser levantado de forma automática. O pano de fundo do palco é a parede de um depósito para equipamentos esportivos e de teatro. Em ambos os lados, as varandas oferecem espaço para que os pais e outros visitantes observem eventos esportivos ou shows.

O design e material permitem um clima fresco e agradável durante todo o ano através de ventilação natural e isolamento térmico. Ao mesmo tempo, a estrutura de bambu exposta é uma festa para os olhos e uma exposição de artesanato magistral.

O projeto estrutural inovador é baseado em treliças de bambu pré-fabricadas recentemente desenvolvidas, com uma extensão de mais de 17 metros sem reforços ou conexões de aço. Estas treliças foram pré-construídas no local e levantadas em posição com a ajuda de um guindaste. A obra suporta ventos de alta velocidade e terremotos.

A pegada de carbono do Salão de Esportes de Panyaden é zero. O bambu usou carbono absorvido em uma extensão muito maior do que o carbono emitido durante o tratamento, transporte e construção.

O bambu foi bem selecionado para a idade e tratado com sal de bórax. Nenhuma substância química tóxica estava envolvida no processo de tratamento. Espera-se que a expectativa de vida do salão de bambu seja de pelo menos 50 anos.

Fonte: Ciclo Vivo