Notícias

05/09/2018

Dez aeroportos mais inovadores do mundo mudaram a forma como os passageiros viajam

Quando você está na fila do check-in ou esperando sentado no portão após o terceiro atraso, você provavelmente não fica olhando em volta e pensando em todos os avanços feitos no design do terminal aéreo, mas acredite, eles estão lá.

Veja como esses terminais de aeroporto mudaram a maneira como viajamos, independentemente de estarmos indo para uma metrópole movimentada ou uma área remota.

1. Aeroporto internacional de Edmonton, Alberta, Canadá

O novo Aeroporto Internacional de Edmonton foi o primeiro terminal canadense a obter a certificação LEED Gold. Paredes vivas foram incorporadas em todo o terminal, e a arte pública de Karim Rashid, Michael Hayden e Erin Pankratz-Smith está em exibição. A empresa também introduziu pontes de embarque com rampa dupla, permitindo que os passageiros de chegada saiam por um corredor separado, longe da lotada área de embarque.


2. Terminal transfronteiriço Xpress, San Diego, Califórnia, EUA

O terminal permite que os viajantes dos EUA acessem facilmente o aeroporto de Tijuana, no México. Com colaboração do escritório Legorreta + Legorreta, o projeto apresenta o uso de cores e geometrias da empresa com sede na Cidade do México.


3. Aeroporto Internacional Winnipeg James Armstrong Richardson, Manitoba, Canadá

Em parceria com a empresa de arquitetura Pelli Clarke Pelli, o novo terminal do Aeroporto Internacional de Winnipeg, que foi concluído em 2011, tem dramáticos telhados suspensos que fazem referência às asas de um avião.


4. Aeroporto Internacional Lynden Pindling, Nassau, Bahamas

O design abobadado do aeroporto de Nassau foi uma resposta à luz tropical e brilhante do sol. O aeroporto também conta com lounges ao ar livre antes e depois da segurança, além de ter um extenso panorama de arte pública.


5. Aeroporto Internacional de Vancouver, Colúmbia Britânica, Canadá

O design do edifício do Terminal Internacional no Aeroporto Internacional de Vancouver celebra a população indígena da região. A artista Susan Point esculpiu os totens em madeira que dão as boas-vindas aos viajantes na área de alfândega.


6. Aeroporto Internacional de Niágara Falls, Nova York, EUA

A equipe de design fez referência ao fluxo do rio Niágara no exterior do aeroporto e incorporou o calcário cinza local no interior.


7. Aeroporto Internacional Pearson de Toronto, Terminal 3, Ontário, Canadá

O terminal originalmente projetado pelo B + H Architects com o Scott Associates foi recentemente renovado para se tornar mais funcional e adaptado aos padrões do pós-11 de setembro. Assim, o aeroporto ganhou um grande átrio e uma nova área de pós-segurança com lojas e restaurantes.


8. Aeroporto Internacional Comodoro Arturo Merino Benítez, Santiago, Chile

O terminal do aeroporto de Santiago, concluído em 1998, se inspira no formato do país e seus variados climas. Um novo terminal internacional, que se conecta à estrutura original, está agora em construção.


9. Iqaluit Airport, Nunavut, Canadá

Inspirados pela gravurista Inuit Kenojuak Ashevak de Nunavut e pelo artista americano Donald Judd, os designers escolheram o vermelho brilhante para o exterior do novo aeroporto na cidade ártica de Iqaluit. O sistema de resfriamento, que protege o solo abaixo do edifício, foi incorporado como um elemento arquitetônico.


10. Aeroporto Internacional Macdonald-Cartier, Ottawa, Canadá

Abertura e transparência são os pontos fortes do projeto do aeroporto de Ottawa. Uma sala de vários andares conecta visualmente passageiros que desembarcam e embarcam, e um recurso de cascata na área de bagagem faz referência ao rio e canal Rideau. O aeroporto atende a um grande número de viajantes à negócios, de modo que a área de embarques foi projetada a fim de permiti-los ir rapidamente para a segurança, em vez de passar pelas áreas de bagagem ou check-in.

Fonte: Casa Vogue