Notícias

09/06/2014

Parque dos Anjos - complexo cultural é um pedaço do céu na Toscana

Asas de anjos pousam sobre as belas colinas da região da Toscana, na Itália, na figura de enormes dosséis brancos e curvilíneos conectados à paisagem circundante. Com essa proposta, o escritório americano Asymptote Architecture trouxe um pedacinho do céu para projetar o futuro complexo cultural da pequena cidade medieval de Peccioli, na província de Pisa.

Chamado de “Parco Degli Angeli”, que na tradução seria algo como “Parque dos Anjos”, o equipamento será destinado para a população desfrutar de música e arte. Sob as coberturas esculturais serão construídos um anfiteatro com capacidade para abrigar 800 pessoas e uma variedade de espaços interativos instalados no meio de um cenário natural idílico, que proporcionam a esses visitantes diferentes locais de observação deste verdadeiro contraste.

“Uma oportunidade única de intervir dentro de uma paisagem intocada e evidenciar essa possibilidade de justapor um provocativo e inspirado futuro contra um notável e histórico contexto significativo”, afirma o arquiteto Hani Rashid.

A aparência angelical da concha acústica branca revela uma pele sensível e transparente, capaz de incorporar questões ambientais através de um sistema cinético. Como pétalas de uma flor, a estrutura possui gomos que reagem conforme o clima, numa mecânica de automação que permite aberturas quando há sol (fluxo do ar) e proteção controlada para enfrentar as intempéries do tempo (chuva e ventos). Nelas também estão instalados paineis fotovoltaicos para geração de energia.

Para completar a proposta, um volume revestido de vidro envolve a parte de trás com áreas de apoio e salas privativas, bem como estão previstas no programa novas ciclovias e percursos para pedestres em toda a extensão do lote. Os jardins vão recorrer ao desenho renascentista e barroco precedentes e incluirá elementos geométricos que lembram as obras de pensadores e artistas famosos da região.

Confira mais imagens do projeto no link abaixo.

ow.ly/xNQti

Fonte: Arqbacana