Notícias

26/09/2018

Museu de Arte da Universidade de Princeton é projetado para ser lugar de encontro de mente aberta

Sir David Adjaye foi selecionado para projetar o novo Museu de Arte da Universidade de Princeton. Em colaboração com o arquiteto Cooper Robertson, Adjaye se engajará no projeto de um “portal cultural” onde hoje se encontra o atual museu, no centro do campus de Princeton.

O novo museu terá uma área muito maior que o atual para expor e exibir as extensas coleções da instituição, bem como salas de aula e escritórios para 100 funcionários.

Adjaye, que foi professor visitante em Princeton de 2008 a 2010, pretende que o museu seja um lugar de encontro de mente aberta, com a arte e o conhecimento a serviço da humanidade.

"Definindo um poderoso centro de gravidade cultural no coração de uma das maiores universidades do mundo, o novo edifício do Museu de Arte da Universidade de Princeton envolverá seu campus e comunidades próximas através de uma nova síntese de arte, aprendizagem e oportunidades sociais. O museu será a porta de entrada cultural entre a Universidade de Princeton, seus estudantes e o mundo, um lugar de encontro de mente aberta, com a arte e o conhecimento a serviço da humanidade", afirmou Sir David Adjaye, sócio e fundador do escritório Adjaye Associates.

O escritório Cooper Robertson, de Nova Iorque, contribuirá com sua vasta experiência em projetos executivos, tendo participado da construção de grandes obras, como o Museu Whitney, Instituto de Arte de Chicago, Museu de Arte de Cleveland, Museu Metropolitano de Arte e Museu de Arte Moderna.

A notícia da escolha de Adjaye foi divulgada pouco depois de Princeton ter celebrado o aniversário de um ano do Lewis Art Complex, projetado por Steven Holl.

Tendo fundado a Adjaye Associates em 2000, Sir David Adjaye participou de projetos notáveis como o Museu Nacional de História e Cultura Afro-Americana do Instituto Smithsonian, de US$ 540 milhões, inaugurado em 2016. Entre seus projetos em andamento estão o Studio Museum no Harlem, New Iorque, e o Centro de Aprendizagem e Memorial Nacional do Holocausto e em Londres.

Entre seus mais recentes reconhecimentos estão o 2018 Louis Kahn Memorial Award e o 2018 WUSTL International Humanities Prize.

Fonte: ArchDaily