Notícias

02/10/2018

Arquitetura auxilia a convivência e a integração com a natureza em centro de repouso na Suíça

Aproveitando os materiais de uma antiga fábrica da região, o escritório Dominique Coulon & Associés desenhou um centro de repouso na comuna de Huningue, na Suíça. A proposta do projeto é usar a arquitetura como elemento essencial para promover a conexão entre os moradores e com a natureza ao redor. A estrutura com 25 quartos individuais, restaurantes, oficinas, sala de informática e horta tem vista para o rio Reno e parques próximos.

“Nosso objetivo era criar uma atmosfera acolhedora e benevolente, tanto para os moradores quanto para os visitantes”, definem os arquitetos responsáveis. Para tanto, a fachada ganhou textura com o uso de tijolos feitos à mão sobrepostos em um efeito zigue-zague, que captam a luz do sol. Nos interiores, por sua vez, o tom de terracota não escapa das áreas comuns. Isso porque a estrutura de concreto aparente foi pigmentada para combinar com o lado externo e com o piso.

A estrutura compreende uma série de volumes geométricos interligados. Estes são dispostos de modo que os espaços comuns estejam voltados para o rio. Assim como outras áreas comuns do edifício, a escadaria foi projetada para incentivar a interação inesperada entre os moradores. “A escada fica no centro do prédio, tornando-a inevitável. Em combinação com o amplo espaço central, ele convida à mobilidade.” O salão com pé-direito duplo, por sua vez, é iluminado pela luz do dia, que adentra através das paredes envidraçadas, bem como por uma série de clarabóias e janelas circulares que revestem um dos lados do pátio do primeiro andar.

Fonte: Casa Vogue