Notícias

03/10/2018

World Architecture Festival anuncia os vencedores do Prêmio WAFX 2018, focado nos desafios ecológicos e sociais

O World Architecture Festival (WAF) anunciou os dez vencedores dos prêmios WAFX, concedidos a “futuros projetos que identificam os principais desafios ecológicos e sociais que os arquitetos estão buscando ativamente abordar nos próximos dez anos”.

Este ano, os participantes abordaram questões como mudança climática, desperdício de água e envelhecimento das populações, com propostas vencedoras incluindo parques fluviais na Colômbia, a transformação de uma usina de carvão nos Estados Unidos e campos de painéis solares na Holanda.

O próximo World Architecture Festival 2018 que será realizado em Amsterdã em novembro.

Confira a lista de vencedores:

- Vencedor do WAFX Reuso: Beloit College Powerhouse / Studio Gang

WAF: "Transformando uma antiga usina de energia em uma união estudantil e instalações recreativas, o Beloit College Powerhouse Project do Studio Gang busca substituir um antigo modelo de energia por um novo modelo para apoiar a saúde e o bem-estar dos muitos habitantes".

- Vencedor do WAFX clima, energia e carbono: Highway Solarpanel Field / 70F Architecture

WAF: "O projeto proposto por 70F Architecture visa suspender vastas matrizes de painéis solares acima das rodovias em vez de campos, deixando as terras livres para agricultura e dobrando o uso da infra-estrutura no solo".

- Vencedor do WAFX Envelhecimento e Saúde: The Alder Center / Allford Hall Monaghan Morris

WAF: "O Alder Center foi criado em 1989 por um pequeno grupo de profissionais de saúde em parceria com pais em luto que identificaram uma lacuna nos serviços disponíveis".

- Vencedor do WAFX Alimentação: Cuchi Organic Eco Farm / IF (Integrated Field)

WAF: "A Cuchi Organic Eco Farm (COEF) é uma proposta de masterplan para uma plantação de seringueira com 600 hectares em Cuchi, no Vietnã, com o objetivo de transformar o local subutilizado em uma fazenda orgânica focada na produção de ração animal, pecuária, frutas e legumes em uma operação de ciclo contínuo".

- Vencedor do WAFX Edificação e Tecnologia: W350Project / Nikken Sekkei

WAF: "O projeto de pesquisa da Nikken Sekkei procura demonstrar como o desenvolvimento de uma cidade verde com estruturas de madeira pode inspirar um ambiente global 'mais confortável' e, especificamente, como a construção do edifício de madeira pode ser um símbolo da futura construção urbana".

- Vencedor do WAFX Poder e Justiça: Tower Inten City / Savage + Dodd Architects with UrbanWorks

WAF: "Uma gama de espaços se apresenta neste substancial retrofit de uso misto de uma torre em Joanesburgo, na África do Sul, com espaços dedicados a eventos no terraço do edifício, a pavimentos de escritórios residenciais e comerciais".

- Vencedor do WAFX Água: Medellin River Parks and Botanic Park Master Plan / Sebastian Monsalve + Juan David Hoyos

WAF: "Baseado em um sistema de projetos integrados em Medellín, Colômbia, criando novos parques e espaços verdes públicos, os arquitetos procuraram abordar questões como a expansão urbana, o aquecimento global, o conflito urbano, pobreza, segregação e a desigualdade”.

- Vencedor do WAFX Ética e Valores: Sheltainer – Where Humanity Meets Hope / Sheltainer

WAF: "Sheltainer é uma iniciativa de construção voltada para diferentes categorias de pessoas, incluindo refugiados, pessoas em busca de asilo, estudantes e famílias de baixa renda. Ela pretende fornecer uma solução que possa ser prontamente construída em qualquer lugar do mundo, de fácil construção e acessível".

- Vencedor do WAFX Cidades Inteligentes: 10 KM / Shma Company Limited

WAF: "O corredor verde de 10 km proposto pela Shma Company estabelece uma série de espaços, parques, trilhas e pontes reapropriados para reconectar vastas faixas de Bangkok ao longo de um eixo norte-sul".

- Vencedor do WAFX Identidade Cultural: Ataturk Culture Center / Tabanlioglu Architects

WAF: "O Centro Cultural Ataturk em Istambul, na Turquia, tem sido um ponto focal para a cidade a partir do edifício construído em 1960, e redesenvolvido depois que foi incendiado em 1970".

No evento em novembro, as equipes pré-selecionadas serão convidadas a apresentar seus projetos para um júri de mais de 100 juízes internacionais, que determinarão os melhores projetos dentro das categorias de projetos concluídos e futuros.

Estes finalistas apresentarão ao Super Júri de 2018, que determinará os vencedores do Edifício Mundial do Ano de 2018, Futuro Projeto do Ano e Paisagem do Ano.

Confira as imagens dos projetos vencedores:

bit.ly/2OzUyFn

Fonte: ArchDaily