Notícias

04/10/2018

Fábrica abandonada na Dinamarca é transformada em centro de esportes

Placas de policarbonato translúcido envolvem a Streetmekka Viborg Build, uma antiga fábrica de moinhos de vento em Viborg, Dinamarca, transformada em um centro de esportes de rua e cultura jovem. O projeto é do estúdio dinamarquês EFFEKT, que apostou no material para dar um aspecto leve e acolhedor ao edifício, além de diferenciá-lo de seus vizinhos com características bem industriais. Além disso, essas placas servirão como uma tela gigante para artistas locais exibirem sua arte.

Na área de 3170 metros quadrados há instalações para a prática de esportes como o parkour, um bowl gigante de skate e quadras de basquete, além de espaços sociais para a juventude local expressar a cultura de rua, com ateliês, oficinas para DJs e produção musical e um estúdio de animação.

Portas deslizantes se abrem para o exterior deixando a luz natural invadir o espaço – mesmo efeito das placas translúcidas – e criando uma intensa conexão entre a área interna e os arredores. O layout do projeto foi baseado na noção de que a integração dos espaços gera proximidade entre as atividades e reduz o limite de participação dos usuários.

Esses edifícios industriais antigos acabam sendo desvalorizados e ficam deteriorando-se nas cidades. O objetivo do EFFEKT é mostrar que há maneiras muito criativas de revitalizar, reutilizar e dar um novo valor para esses espaços com autogestão da população e baixo orçamento.

Na obra, muitos dos componentes originais do edifício foram reaproveitados como elementos de mobiliário para as atividades de parkour e áreas de convivência. Segundo os arquitetos, o custo final do edifício foi de aproximadamente um terço de um pavilhão esportivo tradicional.

Fonte: Casa Vogue