Notícias

09/10/2018

Robô japonês pode executar tarefas básicas de construção

O Instituto de Ciência e Tecnologia Industrial Avançada do Japão criou o HRP-5P, um robô humanoide que pode executar tarefas comuns de construção, incluindo a instalação de drywall. Como o TechCrunch relata, o HRP-5P usa medição ambiental, detecção de objetos e planejamento de movimento para executar várias tarefas. O robô pode ajudar a sociedade que está envelhecendo rapidamente no Japão, onde as taxas de natalidade em declínio encontram falta de trabalhadores qualificados.

Em um vídeo do Instituto Advanced IST, podemos ver o robô instalando uma placa de gesso acartonado, incluindo a perfuração no local. “Ao utilizar o HRP-5P como uma plataforma de desenvolvimento de colaboração entre a indústria e a academia, espera-se que a pesquisa e o desenvolvimento sejam acelerados para uso prático de robôs humanoides em construções e montagem de grandes estruturas como aeronaves e navios”, escrevem os pesquisadores.



De acordo com os desenvolvedores, "espera-se que muitas indústrias, como a da construção, civil passem por escassez de força de trabalho no futuro, e é urgente resolver esse problema através da tecnologia de robôs. Além disso, nos locais de trabalho que montam estruturas muito grandes, como canteiros de obras e montagem de aeronaves/navios, os trabalhadores estão realizando trabalhos pesados e perigosos, e é desejável substituir essas tarefas por robôs. No entanto, é difícil desenvolver um ambiente de trabalho adaptado a um robô, e a introdução dessa tecnologia não progrediu".

A equipe do Instituto IST Avançado pretende trabalhar com empresas privadas para assumir o projeto do robô e utilizá-lo como uma plataforma de desenvolvimento para novas descobertas.

Fonte: ArchDaily