Notícias

05/11/2018

Projeto arquitetônico de Museu de Arte Moderna na Lituânia propõe interação entre o espaço público e os interiores do edifício

O Museu de Arte Moderna MO, em Vilnus, na Lituânia, tem projeto de Daniel Libeskind e acaba de abrir ao público. O prédio é dedicado a abrigar uma coleção representativa da arte lituana criada a partir da década de 1950 até os dias de hoje. A intenção do museu é contextualizar as obras e agregar valor histórico a elas.

O museu ocupa 3100 m² e sua arquitetura é uma expressão do passado e do presente da cidade de Vilnus. Também foi concebido como um portal cultural que liga a parte contemporânea com a cidade medieval murada. O conceito do projeto foi inspirado nos portões históricos da cidade e faz referência à arquitetura local tanto na forma quanto nos materiais utilizados.

A fachada clara e minimalista ganha o contraponto da escadaria de entrada em diagonal com degraus desnivelados, que em parte parecem até uma arquibancada. Essa escada conecta a rua com os interiores do museu e uma parede totalmente envidraçada de cinco metros de altura permite vistas das galerias para o espaço externo.

Do outro lado, os visitantes acessam o museu por uma entrada envidraçada que tem dois andares e 8 metros de altura. Nesta parte, a conexão entre interior e exterior também foi privilegiada, levando luz natural para dentro do museu e permitindo que o público do lado de fora conseguisse enxergar partes do interior do edifício. Do lado de dentro, uma escada em espiral quebra a sequência de linhas retas do projeto.

O museu inclui um café, livraria, áreas educacionais, auditório, além de depósito e espaço administrativo.

Fonte: Casa Vogue