Notícias

13/11/2018

Maior centro cultural da Europa será remodelado proporcionando novas interações entre o espaço público e o interior do edifício

O escritório de arquitetura HENN Architects acaba de ser indicado para redesenhar o Gasteig, o maior centro cultural em toda a Europa. Localizado em Munique, na Alemanha, o centro cultural será inteiramente renovado e remodelado. Originalmente projetado pelos parceiros Raue, Rollenhagen, Grossmann e Lindemann, o Gasteig recebe anualmente cerca de dois milhões de visitantes. O novo projeto procura valorizar o papel do edifício como um centro cultural de referencia, introduzindo um novo volume que conectará partes do edifício trazendo ainda mais transparência ao conjunto.

O novo volume de vidro procura conectar o Gasteig com a cidade de Munique, proporcionando novas interações entre o espaço público e o interior do edifício, acolhendo os visitantes e convidando-os a participar da vida cultural da cidade. Este novo “Kulturbühne” (ou palco cultural) atuará simultaneamente como o principal canal de comunicação do Gasteig assim como deverá fortalecer a identidade do centro cultural, enquanto a sua ampla transparência, criará um contraste deliberado com a formalidade sólida e monolítica da estrutura existente.

Perseguindo o conceito de "um só Gasteig", o novo Palco Cultural se estenderá horizontalmente e verticalmente através de todos os espaços do complexo cultural. Este palco público funcionará simultaneamente como um ponto de encontro, um foyer, um espaço expositivo e um centro de eventos. Ele fornecerá aos visitantes e funcionários diferentes possibilidade de uso e apropriação. Independentemente da complexidade de seu programa, este palco cultural permitirá o funcionamento independente de todos seus componentes, seja da Filarmônica, do Auditório Carl Orff, da biblioteca ou da Volkshochschule de Munique.

O novo Auditório Carl Orff foi concebido para ser um espaço bastante flexível dentro do Gasteig, abrigando desde espetáculos de balé, shows e apresentações teatrais. A adaptabilidade deste espaço é proporcionada por uma série plataformas mecânicas de elevação sob a estrutura do palco. Segundo diferentes configurações, o auditório poderá ser organizado em uma série de plataformas escalonadas para acomodar um público de até 1.000 expectadores.

Fonte: ArchDaily