Notícias

16/11/2018

Museu V&A em Londres terá forma multifacetada proporcionando conexões e acessos por todos os seus lados

O Victoria & Albert de Londres divulgou novas imagens e informações sobre o novo V&A East, um museu concebido pela O'Donnell & Tuomey Architects além do centro de pesquisa projetado pela Diller Scofidio + Renfro. Localizados no Queen Elizabeth Olympic Park, em Londres, os dois edifícios serão construídos junto ao complexo Here East e ao Stratford Waterfront. Os responsáveis pelo V&A afirmaram que o novo museu abrigará outras duas galerias expositivas para a vasta coleção de uma das maiores instituições do Reino Unido, enquanto o centro de pesquisa foi concebido para tornar-se o mais novo modelo de armazenamento de coleções e exposição de acervos.

Integrando o distrito cultural de Olympicopolis, um projeto de mais de um bilhão de dólares, o museu concebido pela O'Donnell + Tuomey se apresenta com uma estrutura angular multifacetada contando ainda com grandes aberturas triangulares. Sheila O'Donnell e John Tuomey, fundadores da O'Donnell + Tuomey, disseram que o projeto do museu será como "um pavilhão autônomo, intimamente conectado a seu entorno, sua forma facetada se esparrama pelo terreno, proporcionando conexões e acessos por todos os seus lados. Internamente, o espaço do museu se desenrola em uma seqüência de múltiplos níveis e espaços expositivos, conectados por escadas escultóricas e enormes elevadores, mesclando as galerias de arte com os espaços públicos de livre acesso".

Muito próximo ao museu, o centro de pesquisas desenvolvido pela Diller Scofidio + Renfro abrigará um acervo de mais de 250 mil objetos de moda, tecidos, escultura, móveis, pintura, cerâmica, vidro, design, arquitetura e também as coleções digitais do V&A. A DS + R concebeu o edifício do centro de pesquisa como uma estrutura vertical. Elizabeth Diller, uma das responsáveis pelo projeto, falou sobre a importância do centro de pesquisa: "estamos ansiosos para ver e experimentar o tradicional museu V&A neste novo modelo de armazenamento e exposição no Here East. Concebido de dentro para fora, o V&A East será uma espécie de "gabinete de curiosidades" - uma amostragem tridimensional da vasta coleção de artefatos da instituição, animados com diversos espaços para pesquisa, estudo, oficinas e espaços de apoio".

Os dois novos destinos do V&A estarão abertos às famílias, aos estudantes, artistas e designers, aos turistas, visitantes, entusiastas e transeuntes curiosos. O bairro no leste de Londres já está em pleno uso, com uma ampla programação de eventos, colaborações e atividades desenvolvidas em conjunto entre organizações locais e pessoas de todo o distrito de Olympicopolis.

Fonte: Archdaily