Notícias

28/11/2018

Projeto de destilaria em forma de pirâmide será construído com madeira maciça priorizando a luz natural

O japonês Shigeru Ban foi escolhido para transformar uma área de 170 hectares em Bardstown, em Kentucky, nos Estados Unidos, em um espaço dedicado à produção de bourbon. O arquiteto vencedor do Prêmio Pritzker em 2014 está projetando três edifícios em forma de pirâmides para uma destilaria de uísque na região.

Cada prédio será destinado a uma atividade: envelhecimento, engarrafamento e destilaria. O projeto é inspirado nas estruturas de aço do século XIX tipicamente usadas na indústria, mas o metal será substituído por madeira maciça. O conceito segue as experiências anteriores do arquiteto com a construção em madeira (a exemplo de seu primeiro prédio na Suíça), com o objetivo de criar um design mais sustentável que se integre à paisagem.

“O projeto prioriza a luz natural e a conexão com a natureza, características que o mundo arquitetônico espera do nosso escritório”, disse Dean Maltz, sócio da Shigeru Ban, em um comunicado.

Os edifícios serão organizados em torno das pedreiras existentes no local, que serão transformadas em enormes lagos cheios de água filtrada com calcário para uso na produção de uísque. Entre essas estruturas estarão as três pirâmides de madeira, onde a destilaria Kentucky Owl Bourbon será instalada.

Fonte: Casa Vogue