Notícias

30/11/2018

Teatro de Guangzhou tem inspiração na arte chinesa antiga

Steven Chilton Architects divulgou detalhes de seu Puzzle Ball Theater no distrito de Huadu, em Guangzhou, China. O volume esférico de 2000 lugares é influenciado pela antiga arte chinesa das esferas de quebra-cabeça; "Ornamentos esculturais intrinsecamente esculpidos, consistindo de várias esferas concêntricas, cada uma rotacionando livremente com a próxima e tradicionalmente formados a partir de um único bloco de material."

O projeto de Chilton, juntamente com a série original inspirada em Yue, procura evocar as características e qualidades da arte antiga através de uma massa esférica, padrões de sobreposição assimétricos e uma geometria de superfície complexa.

A estrutura primária do projeto consiste em uma cúpula de dupla camada formada por elementos de aço tubular conectados a nós esféricos. As esferas são revestidas em painéis de GRC, como uma tela sobre um substrato formado por placas de alumínio e vidros.

Os visitantes entram pela entrada principal que é tratada com uma composição de superfícies esféricas, criando um padrão de sobreposição similar às antigas esferas de quebra-cabeça. A geometria da superfície também é inspirada nos “padrões encontrados nas persianas de madeira provenientes da região”.

Este revestimento foi projetado com uma variedade de objetivos. O dimensionamento e posicionamento foram otimizados para limitar o número de painéis necessários para cobrir a esfera, resultando em uma redução no tempo necessário para a fabricação. O revestimento também procura “capturar a complexidade e a porosidade diferencial que é uma característica das esferas de quebra-cabeça reais”, enquanto distribui as áreas complexas da fachada para maximizar sua exposição ao público.

Essas metas foram alcançadas por meio da criação de uma grade triangular baseada em um poliedro geodésico, com a contribuição dos engenheiros, garantindo a obtenção das propriedades estruturais ideais. Painéis em losango e em forma de trapézio foram então desenvolvidos e distribuídos ao longo da grade cada um reduzindo em tamanho em relação ao anterior. À medida que o padrão se aproxima do solo e das entradas, a densidade e a complexidade da superfície aumentam.

O tamanho da abertura em cada painel é determinado pela necessidade de luz e vistas para o átrio e entrada principal assegurando, ao mesmo tempo, que a fachada seja tão fechada quanto possível nas partes mais altas do edifício, para evitar o ganho de calor indesejado. O resultado do design desses vários componentes, condições e desejos é uma “variação suave e gradual de cheios e vazios”, homenageando um aspecto intrincado da cultura chinesa.

Fonte: ArchDaily