Notícias

18/12/2018

Complexo teatral transparente é projetado em distrito cultural de Hong Kong

O UNStudio divulgou imagens de seu complexo Lyric Theatre no Distrito Cultural West Kowloon de Hong Kong. Concebido como uma "celebração do mundo teatral", o projeto de uso misto abrigará três salas de cinema, sala de ensaios, além de restaurantes, lojas e outras opções de entretenimento.

Projetado para ser aberto, inclusivo e acolhedor, o projeto compacto é composto por uma série de elementos transparentes empilhados, tornando as artes acessíveis ao público em geral. As exibições abertas atraem os visitantes para dentro de uma série de praças reativas ao redor do projeto, apoiadas por "um programa adicional que é independente do cronograma oficial".

O projeto de 41.000 metros quadrados está dentro de um ambicioso plano de 40 hectares projetado por Foster + Partners, contendo museus, teatros e salas de concerto. Ao lado dos nós culturais, há uma série de residências de uso misto, prédios de escritórios e 23 hectares de espaços públicos conectados ao longo de um calçadão de dois quilômetros.

"As limitantes do terreno para o Complexo Lyric Theatre apresentaram numerosos e fascinantes desafios para a organização dos vários programas dentro deste edifício muito compacto. No entanto, ao final, fomos capazes de criar uma edificação vibrante que celebra o mundo encantador da dança e do teatro e vai atender às necessidades futuras do público de Hong Kong”, afirmou Ben van Berkel, do UNStudio.

Cada um dos três teatros incorpora uma identidade individual baseada nos tipos de artes performáticas que eles atendem com cores e intensidades distintas. O resultado é uma série complementar de teatros sob uma estrutura coerente, conectada por uma coluna central de circulação neutra.

O maior dos três auditórios, o Lyric Theatre com 1450 lugares, abrigará uma variedade de apresentações de dança, musicais, óperas e estreias de filmes. O mais formal dos três espaços “reflete a grandeza e distinção dos teatros da era barroca através do uso de detalhes em tons de vermelho e bronze, enquanto a combinação de uma madeira mais clara em tons cinza / marrom adiciona um toque contemporâneo”.

O Medium Theater de 600 assentos abrigará espetáculos de teatro e dança, e está marcado com um tom roxo escuro e saturado contrastando com um interior de madeira e detalhes em metal. Partindo de uma abordagem tradicional, os níveis superior e inferior do teatro estão visualmente unidos, separados apenas por um único gesto geométrico para fazer com que as bancadas superiores pareçam flutuar criando assim uma experiência de público íntima e unificada.

O Studio Theater de 270 lugares é dedicado a produções teatrais baseadas em peças de pequena e média escala. Apresentando um “interior azul escuro e homogêneo”, o espaço estilo caixa-preta é envolto em uma única concha que também engloba a frente do palco, criando uma relação íntima entre público e artistas.

A conexão entre os três teatros é uma “espinha central”, com tons neutros que contrastam com os vibrantes interiores do teatro. Concebido como um “beco interior”, a coluna criou uma conexão direta entre a Praça do Artista ao norte e a frente do porto ao sul, revelando lentamente a visão do porto enquanto se circula pelo projeto.

A coluna forma duas rampas curvadas e empilhadas, combinadas para criar uma figura 8. Enquanto a parte inferior da coluna leva ao Lyric Theatre, a seção superior leva ao Studio e Medium Theatres, antes apresentando duas claraboias. Para permitir performances simultâneas em todos os três teatros, cada espaço possui seu próprio foyer com terraços externos com vista para a Praça dos Artistas ou para a frente do porto. Os foyers combinam com a coluna central para, portanto, atuarem como um “centro de artes cênicas”, criando uma relação de ver e ser visto entre a coluna pública e foyers semi-públicos.

Fonte: ArchDaily