Notícias
Projeto do Fórum Financeiro da Geórgia explora nova abordagem flexível e interativa das instituições financeiras
UNStudio revelou seu projeto para o Fórum TBC em Tbilisi, na Geórgia, explorando uma nova abordagem aberta, flexível e interativa das instituições financeiras. Partindo da tradicional tipologia fechada e introvertida das estruturas bancárias históricas, o TBC Forum baseia-se nos princípios de flexibilidade e transparência.
Situado no ambiente natural do resort Lisi Lake, o TBC Forum está estrategicamente localizado para apresentar uma interpretação contemporânea, porém respeitosa, da histórica vila de pedra de Shatili.
O Fórum TBC mescla trabalho, cultura e natureza em um centro de conhecimento financeiro e plataforma de inovação, surgindo como um elemento integrado no entorno verde da capital georgiana através de paisagens e vinhedos locais.
A aldeia histórica existente de Shatili, com construções de pedra, forma uma imagem cativante da arquitetura tradicional georgiana. O UNStudio inspirou-se fortemente em tais estruturas, refletindo sobre sua unificação exemplar entre natureza e arquitetura.
O projeto apresenta uma série de espaços ao ar livre flexíveis para eventos sociais e de lazer, conectando as edificações com a paisagem circundante. Os telhados, com alturas variadas, formam uma quinta fachada do Fórum TBC como um agrupamento vertical que se mistura ao cenário cênico.
O Fórum é composto por três programas primários, formando três volumes conectados em torno de uma esplanada pública. A sede do TBC funcionará como central do Banco TBC, enquanto o Laboratório de Inovação será um novo centro de pesquisa e geração de ideias. O Centro de Cultura incorporará galerias, restaurantes, creches e espaços de co-working, possibilitando a interação entre diferentes campos de interesse.
Internamente, a circulação do Fórum TBC forma uma extensão integrada e contínua ao âmbito interativo e social". Os programas internos das torres são organizados em agrupamentos e conectados por nós sociais de pé-direito duplo e triplo, criando sequencias verticais dentro do prédio para atividades flexíveis e interativas de socialização e conexão". Para isto, uma 'jornada de trabalho' é criada por elementos como mesas de café, escrivaninhas, espaços de ócio, escadas e corredores, oferecendo uma abordagem flexível à colaboração e inovação.
Fonte: ArchDaily