Notícias

18/06/2014

Nova sede da Coca-Cola em Londres tem design inspirado na história da marca

A bordo dos 125 anos de história da Coca-Cola e da sua importância na cultura popular, o estúdio britânico MoreySmith levou elementos icônicos da trajetória da marca de bebidas para produzir um design contemporâneo e lúdico no projeto da nova sede em Londres, no Reino Unido.

Ao longo de cinco pavimentos, que totalizam uma área de 66 mil m2, ambientes abertos e inspiradores ressaltam os valores da empresa: estimular um local de trabalho onde vale a pena correr os riscos de inovar e de compartilhar ideias. “Usando a história icônica da marca, criamos um espaço vibrante que se baseia na energia positiva da organização. Com a diversidade de espaços de trabalho e áreas sociais diferenciadas, esperamos inspirar todos os que habitam ou apenas visitam o edifício”, disse a arquiteta Linda Morey Smith.

Situado num antigo edifício barroco, originalmente concebido em 1920 pelo arquiteto britânico John Belcher, o espaço teve o seu interior remodelado para atender os cerca de 350 funcionários. O antigo e o novo se fundem nas distintas configurações projetadas, que incluem planos abertos e instalações à vista para compor áreas operacionais, recepção, refeitórios, cafés, salas de reunião e de uso comum.

No núcleo do prédio, uma escadaria metálica corta os três pavimentos iniciais de maneira nostálgica, celebrando momentos da marca na figura de um grande mural repleto de elementos de design vintage – que mesclam peças publicitárias, sinalizações, antigas embalagens e um sistema de lâmpadas Led que destaca nichos com cinco mil garrafas de bebida recicladas.

Na entrada do edifício, um grande logotipo da Coca-Cola estampa uma parede de tijolos acompanhada de um exuberante pendente – composta por 80 mil peças de acrílico – que remete a um cometa caindo. Segundo o designer britânico Stuart Haygarth, criador da obra de arte, a ideia era desenvolver algo que literalmente fosse de outro mundo, poderoso e dinâmico. Já o vermelho, cor principal da marca, é usado em alguns mobiliários e luminárias.

Como uma grande praça de encontro e de lazer, os funcionários também poderão usufruir de um terraço revestido de madeira bastante acolhedor e que permite ao usuário apreciar vistas panorâmicas da cidade.

SEDE DA COCA-COLA
Arquitetura MoreySmith

Ano 2014
Área 66.000 m2
Local Londres, Inglaterra

goo.gl/unOnyK

Fonte: Arqbacana