Notícias

24/06/2014

Centro de pesquisas de indústria de pneus pretende receber a certificação LEED de sustentabilidade

Projeto de Norman Foster para indústria de pneus começa a ser construído na Coreia do Sul

Com estrutura sinuosa, centro de pesquisa e sede da Hankook pretende receber a certificação LEED de sustentabilidade.

Foram iniciadas as obras de construção do novo centro de pesquisa e sede da fabricante de pneus Hankook, em Daejeon, na Coreia do Sul. O projeto é assinado pelo escritório Foster + Partners, do arquiteto britânico Norman Foster, e está previsto para ser inaugurado no final de 2016.

Com 96.328 m² de área útil, o centro denominado Technodome é caracterizado por uma estrutura oval cuja organização espacial é dividida em cinco partes, mesclando estações de trabalho com escritórios e unidades de testes e produção.

O edifício horizontal é coberto por uma estrutura metálica curvilínea, que incorpora lanternins para maximizar a ventilação natural e reduzir a temperatura do ambiente com renovação contínua do ar. A cobertura sinuosa é sustentada por colunas que se conectam por meio de paredes de vidro, permitindo o aproveitamento da iluminação natural.

O projeto integra à estrutura 90 laboratórios individuais, um centro de saúde, academia e sala multimídia, além de um lago na entrada sul que colhe água da chuva para refrigeração.

O projeto tem o objetivo de receber a Certificação Energy and Environmental Design (LEED) Ouro, do Green Building Council (USGBC).

Veja mais imagens do projeto no link abaixo.

goo.gl/mbgntN

Fonte: Revista AU