Notícias

04/07/2014

Engenharia naval inspira projeto de clube em Mônaco

COM VOLUMETRIA RETILÍNEA, O VOLUME MESCLA AMPLOS PAINÉIS DE VIDRO E ELEMENTOS DE MADEIRA

Amplos painéis de vidro definem a volumetria do récem inaugurado Yacht Club de Mônaco, desenvolvido pelo escritório britânico Foster + Partners. A estrutura retilínea de cinco pavimentos faz parte de um plano diretor para remodelar o porto de Monte Carlo.

Com pé-direito duplo, o térreo conta com lojas e espaços públicos a fim de integrar o volume ao contexto social da região, enquanto os andares superiores acomodam restaurantes, bares, salas, piscinas, escolas e jardins exclusivos para membros, além de escritórios e uma série de cabines para visitantes convidados.

Para proporcionar vistas contínuas em direção ao mar, os painéis de vidro foram instalados com sistemas de retração, e os decks externos foram cobertos por toldos de pano, sustentados por mastros, em referência à temática náutica.

Elementos de madeira estão presentes nos revestimentos tanto de ambientes internos quanto áreas externas.

“O edifício é um pouco como um microsomo, com escritórios, restaurantes, uma rede de ruas para circulação interna e uma hierarquia entre espaços públicos e privativos, sociais e funcionais”, afirmam os arquitetos responsáveis pelo projeto.

As docas do clube têm capacidade para abrigar desde pequenos equipamentos para prática de canoagem até iates de 60 metros de comprimento.

Veja mais imagens do projeto no link abaixo.

ow.ly/yNvhT

Fonte: Arcoweb