Notícias

08/07/2014

Centro esportivo tem fachada inspirada nos cristais de rocha dos jardins chineses

Criado pelo alemão GMP, centro de esportes de Longgong, em Shenzen, dispõe de volumetria poliédrica que lembra cristais de rocha

Multifacetado, translúcido e monumental. Assim pode ser caracterizado o estádio do Centro de Esportes da Universíades, situado no distrito de Longgong, na cidade chinesa de Shenzhen. Para concebê-lo, o escritório de arquitetura alemão GMP buscou inspiração nos cristais de rocha dos jardins chineses, que simbolizam continuidade e estabilidade na cultura do país. Com 310 metros de comprimento, 290 metros de largura e 65 metros de altura, o envoltório da edificação é formado pela repetição de módulos prismáticos criados a partir de uma única forma: o triângulo.
A volumetria poliédrica, que parece uma coroa feita de origami, contrasta com o horizonte acidentado de Longgong. "Desenvolver a geometria complexa foi o maior desafio do projeto", diz o arquiteto Ralf Sieber, líder do escritório GMP. Em 2007 a empresa alemã venceu um concurso internacional para o plano diretor e equipamentos para os jogos mundiais universitários de Shenzen de 2011. Além do estádio principal, que tem 60 mil lugares, a GMP assina o projeto de um centro aquático e um ginásio menor, todos elaborados a partir do mesmo elemento modular que configura o Centro de Esportes.
O invólucro do estádio é composto por 20 módulos cuja forma se distorce ao longo da planta elíptica, tornando-se mais estreitos nas extremidades. Apoiados no solo pelos vértices, os módulos produzem vãos triangulares que definem os acessos à edificação. Uma grande treliça espacial composta por perfis tubulares metálicos dá forma ao invólucro, ao mesmo tempo em que vence os vãos entre os apoios.
Assim como a pedra, a água serviu de referência para os arquitetos na criação do projeto, simbolizando movimento e desenvolvimento.
Os equipamentos esportivos são cercados por um lago artificial que, com a vegetação densa, define os passeios públicos e as áreas de implantação. Uma via sobre o lago conecta o estádio à malha urbana, que está próxima. A localização também permite que o conjunto de edificações salte aos olhos de quem passa nas estradas vizinhas.
Se de dia o estádio é referência urbana em Shenzen, à noite, quando os painéis de vidro da fachada são retroiluminados, esse papel é acentuado. O Centro de Esportes passa a ser identificado à distância e torna-se uma luminária multifacetada ajudando a iluminar os passeios do entorno. A luz é refletida na água, destacando a volumetria e lembrando uma joia de aço e vidro erguida entre os morros de Longgang.

Veja mais imagens do projeto no link abaixo.

goo.gl/srMdDu

Fonte: Revista AU