Notícias

14/07/2014

Módulos triangulares marcam edifício russo com foco em ecoeficiência

A ESTRUTURA, QUE MESCLA ELEMENTOS DE AÇO E VIDRO NA FACHADA, SERÁ CONSTRUÍDA NO LESTE DA RÚSSIA

Com foco em ecoeficiência, o projeto de Norman Foster para a nova sede de uma fábrica de metais na Rússia busca repensar o modelo tradicional dos escritórios a fim de criar novos padrões de qualidade, conforto e flexibilidade.

O edifício de 13 pavimentos será construído na cidade de Yekaterimburgo, principal centro industrial da Rússia oriental.

“O ponto de partida para os andares de escritórios foi reinventar a sede como uma 'casa dos funcionários'. Em vez de estações de trabalho abertas e amplas, os espaços são mais íntimos, em uma escala doméstica”, afirmam os arquitetos.

Os ambientes de trabalho são organizados em fileiras e separados por um corredor central que funciona como um espaço de descanso, onde poltronas e sofás contam com vistas panorâmicas para a cidade. No último andar, o pé-direito foi ampliado a fim de criar uma área flexível com capacidade para sediar eventos institucionais.

Desenvolvida de acordo com as estações do ano e a incidência de luz solar, a fachada é revestida por amplos painéis de vidro que dialogam com módulos triangulares de aço acobreado para formar o padrão visual do edifício.

Considerando as mudanças sazonais de temperatura da região, a coordenação entre elementos metálicos e de vidro maximiza a entrada de luz natural no inverno e bloqueia a incidência direta de raios solares durante os meses de verão.

O modelo triangular foi inspirado pela estrutura química do cobre, principal produto da empresa, enquanto o topo do edifício se integrará com o novo logo da empresa, que reflete o reposicionamento da marca, inspirado na arquitetura.

Veja mais imagens do projeto no link abaixo.

goo.gl/YgbPQQ

Fonte: Arcoweb