Notícias

30/07/2014

Zootopia - o ambicioso projeto do zoológico mais avançado do mundo

O escritório dinamarquês BIG acaba de divulgar o ambicioso projeto de um zoológico em Givskud, na Dinamarca. Segundo o escritório, trata-se de uma proposta que oferecerá o ambiente mais livre possível para as necessidades dos animais, sua relação uns com os outros e com os visitantes. O escritório passou os dois últimos anos trabalhando para fazer de Zootopia o que os jornais dinamarqueses estão chamando de "o zoológico mais avançado do mundo." Segundo o diretor do Zoológico Givskud, Richard Østerballe, a transformação do parque se beneficiará muito com a abordagem de projeto do BIG - o escritório é conhecido por integrar a paisagem e elementos naturais a uma arquitetura de ponta.

O projeto busca "integrar e ocultar os edifícios" na paisagem. Ao entrar no zoológico, os visitantes poderão se direcionar para uma grande praça central ou subir no "edifício paisagem", de onde todo o parque poderá ser visto. A partir deste elemento central os visitantes acessarão diferentes áreas do zoológico. Uma trilha de caminhadas de 4 quilômetros de extensão conecta as diferentes zonas do parque (que representam a África, a América e a Ásia).

A primeira fase do projeto deve ser concluída em 2019 e coincidirá com o 50° aniversário do parque.

Leia a seguir o comentário do escritório sobre o projeto:

A maior e mais importante tarefa dos arquitetos é projetar ecossistemas artificiais - garantir que nossas cidades e edifícios atendam ao modo como queremos viver. Devemos garantir que nossas cidades ofereçam uma estrutura generosa para uma grande variedade de pessoas - de diferentes contextos, economias, gêneros, formações e idades - para que possam viver juntas em harmonia; ao mesmo tempo devemos também considerar as necessidades individuais e o bem coletivo. Em nenhum lugar esse desafio é tão árduo como num zoológico. Desejamos - juntamente com Givskud - criar o melhor ambiente possível, que seja também o mais livre possível, para a vida dos animais, sua convivência e relação com os visitantes.

Criar uma estrutura para usuários e habitantes tão diversos como gorilas, lobos, ursos, leões e elefantes é uma tarefa extremamente complexa. Estamos contentes em embarcar nessa empolgante jornada de descobertas juntamente com a equipe do Givskud - e esperamos melhorar a qualidade de vida dos animais bem como o trabalho dos tratadores e o passeio dos turistas - e, além disso, esperamos nos deparar com oportunidades e situações que possam ser aplicadas à selva de pedra. Quem sabe, talvez, um rinoceronte possa nos ensinar algo sobre como vivemos - ou poderíamos viver no futuro.

Confira mais imagens do Zootopia no link abaixo:

ow.ly/zKTJV

Fonte: Archdaily