Notícias

01/08/2014

Centro Cultural terá o formato de uma gigantesca escada em balanço com terraços ajardinados

Como uma gigantesca escada em balanço que vai de encontro ao rio Reno, o escritório NL Architects projetou um volume escalonar repleto de terraços ajardinados e áreas de convivência para conceber o “ArtA Cultural Center”, um novo conjunto artístico que abrigará um museu, teatro e salas de cinema na cidade de Arnhem, na Holanda.

A proposta – vencedora de um concurso internacional que tinha como concorrentes os badalados escritórios BIG, SO-IL e Kengo Kuma – faz parte de um plano de revitalização da região, que pretende interligar o distrito sul de Rijnboog com sua orla. Com 8,5 mil m2, o futuro complexo cultural figura uma praça pública coberta pela estrutura cantilever, tendo como elemento de ligação entre as diferentes partes do programa o átrio de vidro, que atenua o limite entre o espaço interno e externo.

Os seis blocos perfilados na forma de degraus contemplam um misto de equipamentos culturais e urbanos, numa leitura projetual bastante contemporânea e permeável, que implementa ao uso popular vastas varandas ajardinadas e ambientes de lazer e de encontro.

O nível térreo prevê a construção da “Art Square”, uma grande área verde que serve como intermediário público entre o edifício e a cidade. Numa menção aos templos astecas e incas, o volume maior apresenta uma sucessão de escadas rumo ao topo do prédio que desenham um fluxo dinâmico por entre os espaços expositivos.

O uso de materiais translúcidos nas fachadas descortina o grande foyer no interior do complexo. Segundo os arquitetos, a planta aberta desse espaço permite infinitas configurações e adequações para atender qualquer tipo de escala no âmbito da arte.

O “ArtA Cultural Center” se desfaz como uma cascata em direção à cidade, convidando os pedestres a atingir o ponto mais alto, onde são recompensados com vistas espetaculares para o rio Reno.

Confira mais imagens do projeto no link abaixo.

ow.ly/zQLoD

Fonte: Arqbacana