Notícias

11/08/2014

Casulos de silêncio em biblioteca pública de SP

Pequenos casulos de silêncio acolhem os frequentadores de uma biblioteca pública num agitado bairro da capital paulista.

Convidado a ambientar a biblioteca do Sesc Bom Retiro, em São Paulo, o arquiteto Paulo Alves se viu diante de um espaço ocioso sob a escada principal. “Era necessário criar depósitos de apoio ali, mas roubei um trecho para embutir nichos na marcenaria. As células reclusas de leitura acabaram superdisputadas”, conta. Por dentro, o móvel se parece com uma espreguiçadeira de 0,60 x 1,80 m, na qual dá para esticar as pernas. Além desses pontos de privacidade, o projeto oferece área livre e integrada, com mesas coletivas, que estimulam o convívio. “O lugar é aberto ao público – não precisa nem passar a carteirinha para entrar. Poder proporcionar um desenho democrático e de qualidade me seduziu.”

A posição sugerida pelo casulo é ideal para ler. O contorno interno de madeira recebeu estofado de futon. Para apenas uma pessoa, cada ninho conta com iluminação pontual e espaço para acomodar mochila ou bolsa. O paredão atrás da escada é de placas de MDF BP, já laminadas e cuja borda aparente se vê nos nichos retangulares, que servem de estante.

Fonte: Arquitetura e Construo