Notícias

21/08/2014

Centro Cultural Esportivo na China remodela o espaço e inspira a nova vitalidade urbana

O Centro Cultural Esportivo ZHOUSHI está localizado na cidade de Zhoushi, ao norte do estado de Kunshan, China. É um centro de cultura e esporte integrado e compreensivo, que contém um pavilhão de cultura, um ginásio de basquete, piscinas, hall multi funcional, centro de exposição de cultura e arte, além de uma rua comercial e de lazer.

O UDG YangZheng Studio, escritório que desenvolveu o projeto, teve a ideia de uma grande estrutura, com uma cobertura dinâmica que cobre os pavilhões de funções variadas. Através das dobras, ondulações e angulações, alcançaram as alturas necessárias que exigiam os diferentes programas do conjunto. Ao olhar o edifício, os usuários e visitantes se deparam com um volume escultórico que causa impacto visual.

Cada pavilhão é relativamente independente. Com diferentes temas ou escala de espaços entre os pavilhões, o que gerou um espaço social contínuo quando o edifício não está aberto. Na verdade, esse fato destaca o caráter aberto e participativo do Centro Cultural e Esportivo.

As cores da arquitetura de River South são preto, branco, cinza e tons de madeira. Essas cores são ecoadas pelas superfícies arquitetônicas dos materiais modernos deste novo conjunto, como a cobertura em painéis metálicos em cinza, serigrafia semelhante à uma seda semi transparente impressa nos painéis de vidro e painéis de alumínio em tons amadeirados. Todos eles expressam naturalmente o respeito à arquitetura tradicional e seu contexto.

O Centro Cultural Esportivo de ZHOUSHI remodela o espaço urbano e inspira a nova vitalidade urbana. É como uma barca que vai carregar e disseminar a cultura da cidade de Zhoushi; ao passo que herda a tradição, possui, também, um caráter distintivo contemporâneo.


Veja mais fotos no link abaixo.

goo.gl/w3Ddjq

Fonte: Archdaily