Notícias

28/08/2014

Arquitetura e Paisagem: Pavilhões de metal se elevam no parque

Nesse projeto, arquitetura e paisagem nos surpreende com um novo desafio: desenvolver um parque inserido no espaço público urbano que atraísse a atenção no centro de vendas da empresa Vanke Golden City, se adaptando e se integrando a um empreendimento futuro adjacente. O estúdio de Martha Schwartz foi o responsável do projeto Fengming Mountain Park, o qual expressa uma identidade única através de estruturas metálicas que marcam e guiam um percurso, a partir da chegada, por um caminho sinuoso de águas através da praça, para então chegar ao destino final, o Centro de Vendas.

Um parque interessante e dinâmico que cria uma forte conexão entre a configuração do terreno e o contexto do entorno, através de pavilhões em forma de montanha, com padrões em zigzag e o uso de cores vivas (que contrastam com o céu).

Fengming Mountain Park se encontra num terreno de 16.000 m², localizado no crescente distrito de Shapingba de Chongqing. O Terreno se estende ao sul do centro histórico de casas, ao norte com o Projeto Huayu City. Inaugurado na primavera de 2013, os visitantes puderam realizar um percurso dinâmico através de uma série de ícones em forma de montanha, praças, espaços verdes e fontes de água no projeto do centro de vendas de Vanke Golden City.

A topografia externa cria condições para o fácil movimento de pedestres e veículos do estacionamento superior até o centro de vendas, o ponto mais baixo. Esta é uma oportunidade única para oferecer uma paisagem dinâmica - a montanha.

Criou-se então uma forte conexão entre a configuração do terreno e o contexto circundante, paisagens montanhosas, vales da bacia de Sichuan; o padrão agrícola dos terraços de arroz; rio Chang Jiang; o céu nebuloso de Chongqing. Estes elementos fornecem a inspiração para os pavilhões em forma de montanhas com padrões em zigue-zague, terrenos ondulantes e o uso de cores brilhantes (que contrastam com o céu).

Cada pavilhão está estrategicamente situado ao londo do caminho ondulante, o que leva os pedestres a percorrê-las até a zona do centro de vendas. Os pavilhões proporcionam sombra durante o dia e pela noite, são acendidos para criar um espetacular efeito de lanterna que brilha intensamente.

Todo o parque é uma sequência, uma viagem triunfante, de elementos marcantes que vão desde a chegada no estacionamento, um caminho em zigzag, com características serpenteantes da água, e através de pequenas praças para então chegar ao destino final, o Centro de Vendas. As Montanhas como estruturas perfuradas se converteram numa parte vibrante, alegre e muito bem vista da paisagem urbana de Congqing.

Veja mais fotos no link abaixo:

goo.gl/grvy2r

Fonte: Archdaily