Notícias

03/09/2014

Museu cria espaços de diálogo crítico com o povo e sua história

O Museu Ditchling reabriu para a aclamação do público. O museu conta com uma coleção de relevância nacional de obras dos artistas que fizeram desse pequeno vilarejo em Sussex Downs um centro vital para o desenvolvimento das artes aplicadas no século XX, como Eric Gill, David Jones e Edward Johnston.

O escritório de arquitetura Adam Richards Architects foi escolhido para projetar o museu. Além dos novos edifícios, o projeto deveria restaurar, renovar e unir um grupo díspar de edifícios (no coração de uma área protegida no Parque Nacional de South Downs) utilizando a arquitetura e o desenho para contar a história da coleção de uma maneira nova e convincente, enquanto que conferiam ao museu, instalações mais modernas e de qualidade internacional. O objetivo era projetar edifícios e espaços que criariam um diálogo crítico com o povo e sua história, o museu e sua coleção.

A estrutura de madeira restaurada do século XVIII do edifício de entrada interpreta a primeira "exposição" criando também a atmosfera para o encontro dos visitantes com a arte, o lugar e a ideia do passado. Uma rota de "peregrinação" através do edifício revela o entrelaçamento do novo com o velho.

O ponto culminante do museu é uma galeria para abrigar o Stanhope Press, que está situada no final da rota. Os grupos de oficinas podem utilizar o museu e assim, proporcionar um eco de vida dos artistas e artesãos que fizeram desse vilarejo um lugar único. As novas aberturas dessa galeria permitem uma imagem nítida das planícies do sul, criando uma unidade com a paisagem, arte e o ritual que tanto inspirou os artistas de Ditchling.

O museu está entre os finalistas para o Prêmio de Fundo de Arte de £ 100,000 desse ano, para converter-se no Museu do Ano. O projeto já ganhou prêmios nacionais e regionais e foi nomeado o Edifício do Ano RIBA do sudeste.

Veja mais fotos do museu no link abaixo.

goo.gl/iWFJWX

Fonte: Archdaily