Notícias

08/09/2014

Projeto do novo aeroporto da Cidade do México se baseia na máxima conectividade

O Governo Federal do México lançou o concurso internacional para o desenvolvimento da maior infraestrutura aeroportuária da América Latina, o novo aeroporto internacional da Cidade do México. O concurso contou com a participação de duplas formadas por escritórios mexicanos e grandes firmas internacionais.

A parceria entre Norman Foster, FR-EE Fernando Romero EntrepisE e NACO -Netherlands Airport Consultants - foi a vencedora do concurso internacional.

O projeto vencedor, localizado num terreno de 555 mil m², se baseia na máxima conectividade, criando percurso curtos e fazendo o mínimo de mudanças de nível. Seu projeto tem uma escala monumental inspirada na arquitetura e simbolismo mexicano e busca minimizar o impacto ambiental ao adaptar os sistemas construtivos segundo as condições do terreno.

A arquitetura do projeto tem como conceito um dos símbolos mais proeminentes do México, a águia pousada sobre um cacto florescido devorando uma serpente. Conceitualmente, um jardim de cactos receberá os visitantes e viajantes, a guia de acesso simbolizará a serpente, e a cobertura da entrada, através de uma estrutura leve, evocará a imagem da águia com suas asas abertas em voo.

A proposta revoluciona o projeto de aeroportos; um único terminal envolvido por uma membrana leve e contínua, quase aerodinâmica, que abraça as paredes e o teto em uma única linha fluida que evoca a essência do voo. Sua concepção se baseia na repetição, com construção rápida e econômica, através de um sistema pré-fabricado, quase auto-construível, sem a necessidade de andaimes.

De funcionamento flexível, seu projeto antecipa o aumento previsto do número de passageiros para 2028. Além disso, a construção dessa infraestrutura visa catalisar a regeneração da região circundante.

Assista ao vídeo do projeto no link abaixo.

vimeo.com/105237900

Fonte: Archdaily