Notícias

09/09/2014

Arquitetos projetam fachada de hotel com pele metálica que representa a trama urbana de Bogotá

A construção é convencional, mas o resultado, singular. A arquitetura do Hotel Click Clack, projeto de Plan:b Arquitectos em Bogotá, capital colombiana, não busca surpreender por contorcionismos formais e estruturais, mas a faz graças a inteligentes interpretações das normativas de construção aliadas a um cuidadoso tratamento dos espaços e superfícies.

A edificação parece, em um sacolejar, despir- se de qualquer rigidez enfadonha. Enquanto balanços de 1,5 m avançam sobre a frente do hotel - ora ampliando quartos, ora criando espaços de estar comuns - a vedação das fachadas retrocede para dar lugar a uma segunda pele metálica que, sugestivamente, representa a trama urbana da cidade.

A pequena recepção do hotel se conecta diretamente a uma escadaria que conduz ao inesperado mundo de ambientes comuns subterrâneos. Nele, restaurante, bar, salas de estar e espaços de trabalho se desenvolvem lado a lado, iluminados e ventilados pelos recuos laterais que, de quebra, funcionam como pequenos jardins lineares.

Sobre as coberturas foram acondicionados jardins, com canteiros e áreas em piso elevado. Assim como a segunda pele metálica e as paredes verdes, os tetos-jardins são soluções arquitetônicas e bioclimáticas que ajudam a controlar as condições de conforto térmico no interior do edifício.

As peças são compostas por chapas metálicas dobradas nas bordas, acopladas a trilhos metálicos verticais. Os cortes foram feitos a laser, o que permitiu que cada quadrante tivesse um desenho diferente: no fim, todo o conjunto foi montado como um quebra-cabeça.

O hotel, com suas generosas aberturas e potente uso das coberturas, faz reverência à paisagem que, em Bogotá, é um espetáculo à parte: a cidade de tijolos se espalha por uma vasta planície ao pé de imponentes montanhas. Em metade dos quartos, a vista é deixada livre com o uso de painéis de vidro piso-teto; na outra metade, as chapas metálicas perfuradas permitem entrever fragmentos da cidade. A sobreposição é interessante: mapa e território são capturados em uma só visada.

Fonte: PINIweb