Notícias

18/09/2014

Complexo comercial na China combina paisagismo com arquitetura e desenho urbano

O projeto situa-se em um novo bairro de Xia Sha, Hangzhou, uma das maiores cidades históricas da China, também conhecida como uma das cidades mais verdes. O novo distrito tipifica o urbanismo contemporâneo chinês: alta densidade, alta velocidade, privatização, bem projetado, mas com, surpreendentemente, poucos espaços abertos públicos. As tipologias das torres são tratadas como objetos no espaço e só aumentam o isolamento da população recém-migrada.

O concurso desde projeto tinha como programa um pequeno centro comercial com um bloco de home-offices para uma pessoa. O projeto organizou em camadas os dois programas na vertical, com o comércio nos dois níveis mais baixos e as unidades de home-office acima. O edifício foi desenvolvido como um bloco de perímetro para criar uma rua ativa e parques nas bordas, assim como uma série de praças públicas, pátios e pistas no centro. O bloco comercial está voltado para o centro.

Para lidar com o isolamento de morar/trabalhar no novo distrito, um telhado verde fornece programas adicionais para os usuários, incluindo quadra de esportes, piscina e uma cozinha comunitária. Cortando em diagonal o bloco de perímetro retilíneo, a cobertura ganhou o acesso ao nível do solo e cada piso ganhou acesso imediato à cobertura. Os ocupantes podem ir e vir através das escadas exteriores, do jardim do telhado ou através do lobby interno.

O projeto atrai o público a explorar ambos os níveis mais baixos e os tranquilos jardins da cobertura.

O projeto combina paisagismo com arquitetura e desenho urbano. A cobertura verde, em casa, no jardim da cidade de Hangzhou, dá à cidade um espaço aberto público exclusivo, cria encontros sociais, entretenimento, horta comunitária e espaço de lazer para os ocupantes, além de suportar uma infinidade de benefícios ambientais, como reduzir efeito de ilha de calor urbano (Hangzhou tem verões extremos), reciclagem de água, proporcionando oportunidades para a agricultura urbana e manutenção da flora e fauna da cidade.

Veja mais fotos do projeto no link abaixo.

goo.gl/rKalMR

Fonte: Archdaily