Notícias

19/09/2014

Pavilhão de Pesquisa mostra o potencial de novos processos de projeto, simulação e fabricação na arquitetura

O Instituto de Projeto Computacional (ICD) e o Instituto de Estruturas de Construção e Projeto Estrutural (ITKE), da Universidade de Stuttgart construíram outro pavilhão de pesquisa biônico. O projeto faz parte de uma bem sucedida série de pavilhões de pesquisas que mostram o potencial de novos processos de projeto, simulação e fabricação na arquitetura.

O projeto foi planejado e construído dentro de um ano e meio, por estudantes e pesquisadores dentro de uma equipe multidisciplinar de biólogos, paleontólogos, arquitetos e engenheiros.

O foco do projeto é uma estratégia paralela de projeto de baixo para cima para a investigação biomimética de cascas compostas de fibras naturais e o desenvolvimento de novos métodos de fabricação robóticos para estruturas de polímeros reforçados com fibras.

Ao todo, o pavilhão de pesquisa mostra como a síntese computacional de princípios estruturais biológicos e as reciprocidades complexas entre material, forma e fabricação robótica podem levar à geração de métodos de construção de fibra de compostos inovadores. Ao mesmo tempo, a abordagem de investigação multidisciplinar não só leva a construções leves eficientes performativas e materiais, mas também explora novas qualidades espaciais e amplia as possibilidades tectônicas da arquitetura.

Veja mais fotos do projeto no link abaixo.

goo.gl/nmkK8R

Fonte: Archdaily