Notícias

23/09/2014

Museu de Arte de Aspen tem projeto baseado na transparência

Localizado no núcleo do centro de Aspen, o novo AAM (Aspen Art Museum) é o primeiro museu permanente dos EUA de Shigeru Ban a ser construído. O projeto do novo AAM é baseado na transparência e planos de visão aberta - convidando as pessoas de fora para se envolverem com o interior do edifício, e fornecendo aqueles do lado de dentro com a oportunidade de ver os seus arredores exteriores.

A entrada principal permite o acesso à área de recepção e duas galerias do pavimento térreo. De lá, os visitantes podem escolher o seu caminho através dos espaços do museu - ascendendo a patamares superiores, ou via o elevador de vidro.

A passagem única permite a mistura natural de espaços interiores e exteriores, e também contará com pedestais móveis para expor arte. A malha de madeira externa é feita do material composto chamado Prodema - uma amálgama de papel e resina encaixada dentro de um folheado de madeira dos dois lados.

A partir do jardim de esculturas no deck do telhado, os visitantes poderão desfrutar de vistas inigualáveis sobre o ambiente de Aspen e a única cobertura pública desobstruída do Ajax Mountain. A plataforma do telhado também será um espaço ativo de exposições e eventos, com o café, um bar e um espaço ao ar livre para projeções.

A construção da nova unidade do AAM é 100% financiado com fundos privados, com compromissos de capital e de doações, atingindo cerca de 70 milhões de dólares americanos - $ 45 milhões em recursos para o projeto de construção e US $ 25 milhões para investimento no museu.

Veja mais fotos do projeto no link abaixo.

goo.gl/iSGGh6

Fonte: Archdaily