Notícias

21/10/2014

Projeto de casa na montanha é sustentável e tem forma de cubo

O Atelier 8000 projetou uma casa de montanha sustentável para os montes Tatras na Eslováquia como proposta para o concurso internacional Kežmarská Chata. Assentado sobre um de seus vértices, o cubo "evoca um bloco instável deixado para trás por uma geleira", ao passo que suas "arestas vivas" se mesclam à montanha ao fundo.

“Devido à posição da construção, três lados da fachada são visíveis de qualquer ponto de vista, o que potencializa o jogo de luz e sombras - o mesmo efeito que pode ser observado nas rochas do entorno", descreveu o Atelier 8000.

A edificação é construída com vigas de madeira laminada colada feita com madeira de riga. O sistema de fachada em alumínio foi subdividido em painéis quadrados de dimensões 1m x 1m, o que facilita seu manuseio e transporte até o local da obra.

Em sua base a casa conta com uma garagem para um snowmobile, entrada de funcionários, depósito para equipamentos de ski, salas de secagem e vestiários. O térreo abriga um restaurante e conta com um deck, ao passo que os pavimentos superiores acomodam os quartos.

Em termos de geração e consumo de energia a casa foi desenvolvida como um edifício passivo. A forma e orientação da casa maximiza a energia solar, com parte parte dos painéis fotovoltaicos voltados para sul e leste, recebendo incidência direta do sol.

Fonte: Archdaily