Notícias

24/10/2014

Torre de 200 metros de altura irá revitalizar a paisagem de Sydney

O escritório 3XN venceu uma competição internacional para projetar a torre “50 Bridge Street” e elaborar o masterplan para a região de Quay Quarter Sydney (QQS). A leste da Opera House de Jørn Utzon, a nova torre será composta por cinco volumes de vidro com átrios independentes e perspectivas para todo o porto de Sydney.

"Este projeto aborda a verticalidade de um modo inteiramente novo, tanto internamente como externamente", disse Kim Herforth Nielsen, fundador e diretor criativo do 3XN. "Seu volume dinâmico e cambiante maximiza as vistas para todos os usuários do edifício ao passo que também cria grandes espaços abertos que estimulam a possibilidade de interação, compartilhamento de conhecimento e conectividade vertical."

Os pavimentos mais baixos, orientados em direção ao bairro adjacente, se voltam lentamente para leste ao passo que o volume se eleva, não apenas para enquadrar na perspectiva a Opera House, mas também para sombrear a fachada norte. Terraços externos se conectam diretamente com os átrios internos, oferecendo áreas sombreadas e permitindo que a luz natural atinja os espaços de trabalho.

Segundo os arquitetos, 50 Bridge Street é o "primeiro grande projeto na cidade desde a Opera House." Sua construção, espera-se, ajudará na revitalização do distrito financeiro central norte de Sydney e está marcada para ter início em 2018.

Fonte: Archdaily