Notícias

27/10/2014

Novo terminal do Aeroporto Internacional em Azerbaijão desafia o estudo multidisciplinar

O novo terminal do Aeroporto Internacional de Heydar Aliyev de Azerbaijão abrirá suas portas na capital de Baku. O terminal conta com uma arquitetura histórica de interiores e desenho do aclamado estúdio com sede em Istambul, Autoban.

Com todas as características de uma aproximação experimental com foco no gênero, que desafia o estudo multidisciplinar, os interiores contemporâneos derrubam as convenções do aeroporto como um espaço cavernoso e de experiência impessoal.

Tomando como inspiração a hospitalidade de Azerbaijão, o projeto de Autoban abarca a totalidade da zona de passageiros do terminal, e inclui surpreendentes "casulos" de madeira a medida que criam um sentindo de acolhimento e de descobrimento, além das oportunidades para encontros.

Este uso da narrativa e as formas não convencionais é típico do foco idiossincrático de Autoban. Durante mais de uma década, o estúdio desenvolveu uma reputação por seu trabalho imaginativo, humano para projetar, por criar espaços que estão firmemente enraizados nas narrativas culturais, sociais e geográficas, no entanto, que oferecem experiências inesperadas que trazem alguma reflexão a seus habitantes e visitantes.

Em Heydar Aliyev, seus móveis feitos sob medida e os sistemas de iluminação desmentem as tipologias de aeroporto, optando por materiais naturais táteis como a madeira, pedra e tecidos, gerando um espaço suave e iluminado de forma acolhedora.

Os casulos - que variam de tamanho e abrigam uma grande variedade de cafés, quiosques e outros serviços - existem na convergência da arquitetura e arte, criando um ambiente aconchegante, uma paisagem fascinante dentro do enorme centro de transporte que desafia as expectativas do entorno aeroportuário.

Autoban também concebeu quatro espaços nomeados "Salam Lounges" para o uso exclusivo da classe executiva, que estende ao máximo sua experiência em hospitalidade para estes passageiros.
Agora com 65 mil m², espera-se que mais de seis milhões de passageiros passem pelo aeroporto por ano.

Fonte: Archdaily