Notícias

30/10/2014

Inaugurado estádio com maior cúpula em vão livre do mundo

Construído em um terreno de 35 hectares junto ao rio Kallang, uma recém-inaugurada arena esportiva em Cingapura tem capacidade para mais de 55 mil pessoas. Além da enorme cúpula com vão livre, a estrutura é composta por um teto móvel.

Os painéis da cobertura são feitos de etileno tetrafluoretileno (ETFE), plástico translúcido conhecido pela resistência e propriedades térmicas. O material é considerado ideal para o clima tropical do país, marcado por chuvas fortes e temperaturas altas.

Um equipamento metálico que se arqueia sobre o campo de jogo, conectando-se à estrutura que cobre ambos os lados da plateia, serve como suporte para o revestimento do teto.

“Nós queríamos que o revestimento expressasse a forma e geometria da estrutura do estádio, o que foi conseguido com a articulação de sistemas de cobertura superleves”, disse um dos arquitetos do projeto, Clive Lewis.

O estádio projetado pelos escritórios Arup, DP Architects e Aecom faz parte do complexo Singapore Sports Hub, que inclui, entre outros espaços, um centro de esportes aquáticos e um museu.

Fonte: Arcoweb