Notícias

31/10/2014

Com a forma de ferradura de cavalo, mercado público é inaugurado em Roterdã

Reconhecida mundialmente por abrigar obras icônicas como as Casas Cubo de Piet Blom e o moderno hotel Nhow, projetado pelo OMA de Rem Koolhaas, Roterdã tem mais um motivo para manter o seu título de “Cidade da Arquitetura”. No início deste mês de outubro, os moradores e visitantes do município holandês finalmente puderam conhecer o “Markthal Rotterdam”, um mercado público coberto que unifica tudo que uma pessoa busca para viver com tranquilidade.

Um exemplar nada convencional e que traz a marca inconfundível da arquitetura ousada do escritório MVRDV, autores do projeto, o novo prédio se molda na paisagem urbana na forma de uma gigantesca ferradura de cavalo, com a proposta de trazer moradia, trabalho, lazer e compras em um único espaço.

São mais de 300 mil m2 que abrigam um átrio comercial com diversas lojas de varejos e 288 unidades residenciais na parte superior do edifício – incluindo a parte curva da fachada. Eles têm janelas quadradas ou um piso de vidro construído que permitem aos moradores olhar a agitação do mercado. O vão livre de 40 metros de comprimento aloca 96 quiosques de alimentos frescos, oito restaurantes e um supermercado. O subsolo compõe a área de estacionamento com 1.200 vagas.

A característica mais marcante desta estrutura arqueada é o seu mural colorido, intitulado “Cornucopia”, produzido pelos artistas locais Arno Coenen e Iris Roskam. Ocupando mais de 36 mil m2 de espaço, a obra se envolve em torno do teto interior, como um arco íris invertido ou um túnel dinâmico, que transporta os usuários para um mundo encantado.

Dividido em quadrados, cada parte da imagem foi impressa em paineis de alumínio perfurado, que foram ligados a paineis acústicos para o controle do ruído. O assunto retrata produtos frescos do mercado, bem como flores e insetos, que fazem referência a obra de mestres holandeses a partir do século 17.

Um dos propósitos do projeto é de revitalizar o bairro central de Laurenskwartier e atrair até sete milhões de visitantes por ano para o local.

Fonte: Arq Bacana