Notícias

06/11/2014

Inspirados na poética da caixa de música, arquitetos projetam futuro centro de música e arte de Budapeste

A fim de criar um espaço acolhedor e monumental, capaz de embalar o público numa verdadeira viagem pelas harmonias acústicas, o escritório global Group8asia propôs uma interpretação poética da caixa de música atrelada ao contexto natural para conceber o futuro centro cultural de Budapeste, na Hungria.

Chamado de “City Park Soundscape”, o projeto se molda como um equipamento misto para o uso público, que também promove o encontro de pessoas apaixonadas por música e artes. Dividido em três partes e acessível por todas as direções, o espaço dispõe de uma forma flexível e adaptável para quaisquer tipos de apresentações, bem como gerar diferentes modulações e extensões de sons (difração, reflexão e absorção das ondas).

As entradas formam um anel orquestral interminável dos quais os habitantes da cidade, visitantes, estudantes e compositores são totalmente imersos em uma experiência musical e sensorial, numa viagem por entre os universos acústicos individuais ligados por corredores anecóicos – que não originam ecos.

A construção é composta de materiais específicos onipresentes para a música: madeira, bronze e pedra. Os três elementos possuem propriedades únicas que permitem transportar e reverberar o som, sendo utilizados ao longo das três entradas que compõem o núcleo do complexo.

A altura do centro de música foi reduzida para harmonizar em respeito às outras estruturas icônicas do parque, cuja estrutura se envolve com a paisagem do entorno. A organização do programa cultural também reúne praças de entrada, um teatro aberto, palcos ao ar livre, arquibancadas, além de um pátio.

Fonte: Arq Bacana