Notícias

07/11/2014

Templo ecumênico no Cazaquistão é projetado para ser um símbolo de encontro a todas as crenças

Com uma série de passarelas e caminhos sinuosos que se conectam com a paisagem e vão de encontro a um núcleo galáctico repleto de anéis entrelaçados, em diferentes tamanhos e direções, o escritório italiano OCRA Studio se inspirou no Panteão de Roma para criar um templo ecumênico no Cazaquistão.

Implantado num terreno natural e não urbanizado, a 17 quilômetros ao sul da capital Astana, o monumental projeto – que mede 50 metros de altura e 70 metros de largura – absorve algumas características conceituais do antigo templo romano numa releitura bastante futurística.

O termo “Panteão” passou a significar tanto o conjunto de deuses quanto o templo específico a eles devotado. Atualmente, ele é designado para um mausoléu que abriga os restos mortais de diversas pessoas notáveis. Nesta premissa, a estrutura configura um grande espaço onde o centro fornece um ponto focal, que se destina a servir como a sepultura dos heróis mais proeminentes do país.

Em respeito às diversas religiões praticadas em todo o Cazaquistão, o monumento “Kazakhstan National Pantheon” objetiva ser um símbolo de encontro para todas as crenças. O resultado final é um complexo dinâmico que aparece como uma galáxia ou um núcleo atômico quando visto de cima, como uma energia de afluência de pessoas que correm em sua direção.

A circulação é definida pela dispersão programática de etnias religiosas. O programa prevê que os católicos acessem pelo lado oeste (em referência a Roma, na Itália, por ser o berço do catolicismo), os cristãos ortodoxos viriam pela direção noroeste de Moscou (Rússia), as congregações judaicas chegariam pelo sudoeste (onde fica Jerusalém), os muçulmanos seguiriam o caminho de Meca e os budistas viriam do Tibete pelo sudeste.

Cada grupo terá a sua própria sala de cerimônias e passagens para o interior e exterior do complexo. A passarela coberta convida os visitantes a passar livremente através do nível superior que leva ao Panteão, bem como para ao mausoléu no nível inferior onde os heróis estão enterrados no fundo de uma parede de pedra maciça. A ala norte é a entrada principal da qual todas as outras asas se estendem radialmente, embora eventualmente se juntam no núcleo. No interior do santuário principal está previsto um disco de mármore e ouro suspenso na parte superior da cripta.

Dentro da paisagem envolvente, jardins temáticos se relacionam com os diferentes blocos religiosos. Estas características enfatizam o conceito de que a construção nacional será vista a partir de qualquer aeronave no céu, uma vez que está situada junto a uma das principais vias de tráfego para as companhias aéreas que vêm do sul.

Veja mais imagens no link abaixo.

ow.ly/DYcuW

Fonte: Arqbacana