Notícias

26/11/2014

Projeto chamado "Anacostia Crossing" vence competição para construir o primeiro parque suspenso da capital americana

Com uma estrutura dividida em dois níveis que se encontram na forma de uma cruz, proposta para ser um lugar de trocas e um novo espaço cívico, o escritório global OMA – em parceria com o estúdio de paisagismo americano Olin – venceu o concurso internacional para projetar o “11th Street Bridge Park”: o primeiro parque público suspenso de Washington DC, nos Estados Unidos.

Intitulado “Anacostia Crossing”, em referência à travessia sobre o rio de mesmo nome, o projeto conectará dois lados historicamente separados com uma série de espaço, programas externos e zonas ativas que proporcionarão um ambiente de engajamento público pendente. Além de figurar um novo parque para o bairro, a ponte oferecerá para a população uma gama de atividades (culturais, esportivas e educativas), um local de descanso para os trabalhadores da região, um refúgio para os habitantes e para os turistas explorarem.

Sob a premissa de se criar “mais um destino que uma passagem”, os arquitetos explicam que a ponte parque foi concebida como um momento claro de interseção onde os dois lados do rio convergem e coexistem. O resultado deste cruzamento de duas plataformas inclinadas, dispostas em diferentes níveis sobre a água, gera uma estrutura mirador e icônica em “X” que inclui no seu programa um misto de instalações para o uso comum: como restaurantes, cafés, centro de educação ambiental, praças públicas, zonas ajardinadas e espaços para apresentações.

“Ele funciona simultaneamente como uma porta de entrada para ambos os lados do rio, um mirante com vistas amplas, um dossel que pode abrigar programas e uma praça pública, onde os dois caminhos se encontram”, afirmou Jason Long, arquiteto responsável pelo projeto.

Na fase final da competição para o “11th Street Bridge Park”, promovida pelo governo estadual, o escritório liderado por Rem Koolhaas venceu as propostas desenvolvidas pelas equipes do Höweler + Yoon, NEXT Architects e Cooper, Robertson & Partners. Atualmente orçado em 35 milhões de dólares – algo em torno de R$ 87,5 milhões –, a previsão é de que o projeto seja inaugurado ao público entre 2017 e 2018.

Fonte: Arq Bacana