Notícias

01/12/2014

Arquiteto russo cria projeto para Catedral de Notre-Dame do século 21

Depois de projetar o hospital “mais agradável do mundo”, curiosamente na forma de um navio, o polêmico arquiteto russo Vasily Klyukin resolveu repaginar um dos símbolos arquitetônicos da capital francesa: a Catedral de Notre-Dame de Paris.

No lugar da construção marcada pelo estilo gótico e pelos belos vitrais, a estrutura original de pedra foi tomada pelo concreto armado e por vigas metálicas, sendo revestida integralmente por material translúcido espelhado, numa analogia aos fechamentos que acompanham a arquitetura contemporânea.

“Eu não estava tentando alterar as partes reconhecíveis da catedral – apenas os materiais –, em vez de pedra e vitrais, tenho usado concreto, metal e vidro. Eu queria ver como iria se parecer a Notre-Dame de Paris se ela fosse construída no século 21”, afirma Klyukin.

Para transportar aos tempos atuais a arquitetura da clássica igreja francesa, o russo resolveu também adicionar dois enormes pináculos em vidro no topo nas torres frontais da catedral, cujos elementos eram previstos na construção original.

“A catedral foi planejada para ser construída com os pináculos, que acabaram não sendo adicionadas pelo resultado não ficar tão harmonioso. Mostrei essas torres no meu conceito, apenas para lembrar sobre essa ideia interessante”, finalizou.

A Catedral de Notre-Dame começou a ser construída em 1163, no local onde antes havia outra igreja, sob o comando do então bispo de Paris, ávido por consolidar a imagem da cidade como polo religioso, cultural e intelectual do período. O resultado da obra, executada no estilo gótico francês, foi satisfatório o suficiente para que, ao menos nos sete séculos seguintes (até a Revolução), a catedral fosse um símbolo do catolicismo parisiense.

O impacto visual começa por suas dimensões – 130 metros de profundidade, 48 de largura e 35 de altura, o que a torna apta a acomodar até seis mil pessoas – e se desdobra em cada detalhe da edificação (que demorou quase dois séculos para ser concluída) e da coleção de obras de arte que comporta, entre vitrais, quadros e esculturas.

Fonte: Arq Bacana